Saber fazer uma boa redação é essencial, sobretudo para quem vai fazer o Enem ou vestibular.
A importância de escrever bem
Sabe escrever bem é essencial em diversos momentos da nossa vida. Em situações como vestibular e Enem, essa importância fica ainda mais evidente.
Contudo, saber escrever bem também é necessário no dia a dia. Isso porque a escrita é uma das principais formas de se comunicar.
Portanto, é preciso que essa comunicação seja bem feita, caso contrário, você pode não conseguir passar a mensagem desejada.
Por exemplo, se você colocar uma vírgula errada na frase, o contexto e a interpretação da mensagem podem ser prejudicados. Isso pode ser percebido nas duas frases abaixo:
- Frase 1: Estou vendendo, meu filho não usa mais.
- Frase 2: Estou vendendo meu filho, não usa mais.
Consegue perceber a mudança no sentido da mensagem com a simples alteração do local da vírgula?
Na frase 1, a mãe está colocando algo à venda, já que o seu filho não usa mais. Por outro lado, na frase 2 ela acaba colocando o próprio filho à venda.
Como fazer uma boa redação
Para escrever uma boa redação, você precisa dominar algumas técnicas. Isso porque existem diversos gêneros textuais, e cada um deles têm as suas próprias regras.
Por exemplo, em processos seletivos como o Enem, geralmente é solicitada a produção de uma redação dissertativo-argumentativo.
Nesse tipo de texto, é preciso ter a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Sendo que você precisa falar sobre o tema deixando claro qual o seu ponto de vista.
Além disso, você deve usar argumentos como fatos, dados, citações e etc; para comprovar o seu ponto de vista. Dessa forma, escrever de acordo com a estrutura e usar a língua portuguesa de forma correta não é suficiente.
Por fim, você deve ainda demonstrar os seus conhecimentos sobre o assunto. Isso de forma coerente e em relação ao que é apresentado e defendido. Sendo assim, conhecer as técnicas para escrever bem é essencial.
Como começar uma redação
Encarar o papel em branco e começar a escrever costuma ser a parte mais difícil. Quando existe um tema para o texto fica um pouco mais fácil. No entanto, quando o tema é livre, pode ser complicado.
Uma dica para ficar mais fácil a escrita do começo da redação é:
1- Frases prontas. Você pode usar frases como:
- “Considerando __________, é de se esperar que isso ocorra com frequência.”
- “Atualmente, __________ atinge x% da população brasileira.”
2- Gancho. Você pode usar como gancho um acontecimento passado ou uma época anterior. Desse modo, você pode usar sentenças como “na década” ou “antigamente”.
3- Citações. Por fim, ter em mente algumas citações que se encaixam em vários temas pode te ajudar a escrever melhor.
Técnicas de redação para escrever bem
As técnicas de redação para escrever bem são:
1- Hábito de leitura
Como eu disse anteriormente, em alguns tipos de redação você vai precisar argumentar. Ou seja, você terá que usar informações para atestar a sua tese.
Para que você tenha essas informações na hora de escrever, você precisa antes ter se informado sobre isso. Portanto, você precisa ler bastante. Além disso, o hábito da leitura ajuda na escrita em si.
Isso porque a leitura estimula o cérebro e ajuda na compreensão e organização do raciocínio. Ela ajuda ainda a aumentar o vocabulário, e possibilita que a grafia das palavras seja assimilada de forma mais fácil.
2- Crie uma linha de argumentação
Você já sabe que, para escrever uma redação, é preciso colocar argumentos nela. No entanto, você não pode simplesmente jogá-los no texto.
É preciso criar uma linha de argumentação e colocar seus argumentos de forma coerente com a sua opinião.
3- Estrutura do texto
Cada gênero textual tem as suas próprias regras. Isso envolve também a estrutura que o texto terá. Dessa forma, respeitar essa estrutura é essencial.
Por exemplo, uma dissertação deve seguir sempre a seguinte ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Se você escrever em outra ordem como, por exemplo, conclusão, introdução e desenvolvimento, você terá feito o texto de forma incorreta e a compreensão da mensagem será prejudicada.
4- Use informações confiáveis
Em um texto dissertativo a argumentação é um ponto muito importante. Contudo, você deve ter o cuidado de usar apenas informações confiáveis. Ou seja, não deve usar informações que possam ser falsas, por exemplo.
Para se informar com fontes responsáveis e confiáveis, dê preferência aos órgãos governamentais, veículos de comunicação e empresas de pesquisa.
5- Como fazer uma redação: não fuja do tema
Essa dica pode ser meio óbvia, mas é necessária, já que é bem fácil fugir do tema da redação. Portanto, quando você estiver escrevendo, preste atenção para se manter no tema do texto.
Uma dica é: quando você terminar de escrever, revise todo o texto e tenha a certeza de que você aborda o tema pedido na redação.
6- Pratique muito
Por fim, a última dica é praticar muito. Quanto mais você escrever, maiores são as chances da sua redação ficar boa. Sendo assim, não deixe de incluir na sua rotina de estudos, um tempo dedicado à prática de escrita.
Dicas para tirar uma boa nota na redação do Enem
Na redação do Enem é pedido uma redação dissertativo-argumentativo. Desse modo, na atribuição de notas são consideradas 5 competências:
- Domínio da língua portuguesa
- Compreensão do tema proposto
- Apresentação de argumento estruturado e boa interpretação de texto
- Desenvolvimento de raciocínio lógico
- Apresentação de proposta de intervenção.
Enfim, algumas dicas para tirar uma boa nota na redação do Enem são:
1- Use técnicas para produção de textos argumentativos
Para levantar e organizar os argumentos que vai usar na sua redação, você pode usar algumas técnicas. A 1º delas é de argumentos favoráveis e contrários.
Neste caso, você deve encontrar e apresentar os argumentos que confirmam a sua tese e também os argumentos que são opostos.
Outra técnica é a da causa e consequência. A ideia é que os seus argumentos devem levar em conta os porquês e ainda os efeitos deles.
2- Domine a redação do parágrafo
Uma redação é formada por parágrafos. Sendo que os parágrafos são compostos por uma ideia central e ideias secundárias.
Um parágrafo pode ter ainda uma conclusão, o que é opcional. Ao escrever cada parágrafo, siga um raciocínio lógico.
Além disso, entre um parágrafo e outro, deve existir uma relação entre os assuntos. Para facilitar essa conexão, não deixe de usar conectivos como: desse modo, além disso, assim, e etc.
3- Aperfeiçoe a sua produção textual
A melhor forma de aperfeiçoar a sua produção textual é treinando. Ou seja, você precisa escrever muito para que consiga aperfeiçoar a sua escrita.
Uma forma de fazer isso é usando temas de redações passadas do Enem. Lembrando que, ao treinar, você deve sempre respeitar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que é o pedido no Enem.
4- Faça exercícios de pontuação e acentuação gráfica
Usar vírgulas e outras pontuações de forma correta é a verdadeira dificuldade de muitos estudantes. Uma forma de superar esse problema é fazendo exercícios de pontuação.
A acentuação gráfica também é uma dificuldade de muitos estudantes e que pode ser superada por meio de exercícios de acentuação.
5- Fique atento aos principais problemas em textos argumentativos
Existem alguns problemas em textos argumentativos que você deve evitar para não cometer erros no Enem. Por exemplo:
- Fugir do tema proposto;
- Não respeitar a estrutura do gênero textual;
- Não utilizar a norma culta da língua portuguesa;
- Falta de coesão e coerência.
6- Busque um feedback para as suas redações
Por fim, a última dica para fazer uma boa redação para o Enem, é buscar feedback para as redações que você escrever. Você já sabe que treinar a sua redação é essencial para que você desenvolva a sua habilidade de escrita.
Contudo, quando você tem um feedback do texto que você escreveu, essa habilidade é desenvolvida mais rápido.
Afinal de contas, com um feedback você sabe quais aspectos você precisa melhorar. Portanto, converse com seus professores e veja se eles podem te ajudar nisso.
Dicas práticas para fazer uma redação
Algumas dicas práticas que você deve seguir na hora de fazer uma reação são:
1- Tema. Leia com calma e atenção o tema proposto para a redação. Se você não tiver certeza de que entendeu, respire fundo e leia novamente.
2- Reflita. Pense bem sobre o tema proposto e vá anotando as ideias que forem surgindo. Tendo essas ideias como base, você poderá desenvolver os argumentos a serem usados no texto.
3- Estrutura. Não esqueça de respeitar a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão.
4- Rascunho. Faça a 1º versão da redação organizando os argumentos e seguindo a estrutura correta.
5- Revisão. Revise o texto escrito e faça as correções necessárias. Algumas dicas para escrever uma boa redação são:
- Evite frases prontas
- Exclua as palavras desnecessárias
- Seja coeso
- Escreva frases bem estruturadas
- Não fique repetindo palavras
6- Texto final. Depois de fazer a correção do rascunho, passe o texto final a limpo. Cuidado, já que essa versão é a que será avaliada.
7- Tempo. Escrever uma redação toma bastante tempo. Apesar da necessidade de ter calma ao escrever, você não pode deixar de ficar atento ao tempo disponível.
8- Antes da prova. Para se sentir melhor na hora da prova, você pode praticar alguns cuidados antes. Por exemplo:
- Se prepare mentalmente
- Consuma alimentos leves
- Organize com antecedência o que você vai levar para o dia da prova
- Mantenha-se hidratado
- Tenha uma boa noite de sono
- Por fim, tente meditar antes da prova
Enfim, no texto acima você conferiu várias dicas de como fazer uma redação (via Puc) e dicas práticas para escrever (via uceff). Aproveite para conferir dicas de português que podem te ajudar a escrever melhor.
Além disso, você pode gostar de aprender como fazer uma interpretação de texto e operadores argumentativos.