Muitas pessoas ao realizar alguma compra, preencher formulários ou qualquer outra atividade que necessite de identificação se utilizam do código de endereçamento postal, também conhecido como CEP. Assim, o CEP indica a localização da região em que estamos.
Dessa forma, o código de endereçamento postal foi criado para que correspondências fossem entregues com mais facilidade e para que não houvesse confusão. Assim, em 1971 a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos criou o CEP.
Logo, O CEP funciona como um mapa que guia carteiros e funcionários dos correios, principalmente, na entrega de cartas e encomendas. Logo, cada rua possui um número específico, mesmo que o nome seja parecido ou igual.
Inicialmente, na criação do código de endereçamento postal, o CEP era composto apenas por cinco números. Após, em 1992, foi acrescentado três números aos algarismos já existentes, separando-os por um dígito.
Assim, o CEP é formado por 00000-000, em que os números antes do dígito representam a Região, Sub-região, Setor, Subsetor e Divisor de Subsetor. Logo, os três números após o dígito se referem aos Indicadores de Distribuição, chamados de sufixo.
A escolha do código de endereçamento postal
Para divisão das regiões, estados, ruas e etc do Brasil, foi utilizado o “desenvolvimento sócio-econômico” e “fatores de crescimento demográfico“.
Assim, como forma de identificação dos correios, o país foi dividido em dez regiões postais tendo São Paulo como ponto de partida. Logo, a distribuição foi feita no sentido anti-horário a partir do primeiro algarismo. Observe:
- Número 0: Cidade de São Paulo e Região Metropolitana
- Número 1: Interior do estado de São Paulo
- Número 2: Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo
- Número 3: Minas Gerais
- Número 4: Bahia e Sergipe
- Número 5: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
- Número 6: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará e Roraima
- Número 7: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins
- Número 8: Paraná e Santa Catarina
- Número 9: Rio Grande do Sul
Nesse sentido, as regiões foram dividias em sub-regiões. Logo, o segundo algarismo do CEP representa uma das 10 sub-regiões. Assim, as sub-regiões foram divididas em setores, totalizando 10, representando o terceiro dígito.
Dessa forma, o quarto dígito se refere à divisão dos setores, totalizando 10 sub-setores. Logo, cada sub-setor foi divido em 10 divisores, caracterizando o quinto algarismo.
Os três algarismo após o dígito se referem, portanto, à identificação pessoal de cada lugar, como localidades, logradouros, códigos especiais e unidades do correio. Assim, os três algarismos são identificados por sufixo.
Porque o CEP é importante?
Com o grande número de ruas, estabelecimentos, parques, lugares com nomes parecidos ou até iguais a entrega de correspondências se tornaria uma confusão.
Assim, o código de endereçamento postal é importante para que, principalmente, carteiros e funcionários dos Correios possam fazer entregas com mais facilidade.
Curiosidades sobre o CEP
- As ruas que não possuem um CEP específico são identificadas por um CEP geral;
- Caso queira encontrar o número de um CEP basta digitar a rua, bairro ou cidade em site especializados, como o dos Correios;
- O código de Endereçamento Postal ajuda na triagem, no encaminhamento e na distribuição de todas as correspondências e encomendas;
- Para a triagem são utilizados equipamentos eletrônicos.
Gostou de conhecer sobre a função do código de endereçamento postal? Então leia também sobre Meteorologia: não saia de casa sem antes consultar esta matéria
Fontes: Correios, Escola Kids
Fonte imagens: Gráfica Cartex, Cultura Digital, Research Gate, Correios, Séculos