A Língua Portuguesa possui diversas regras e conceitos gramaticais que causam muita confusão. Assim, entender a diferença entre as regras é importante na hora de ler e interpretar um texto, por exemplo. Logo, um dos exemplos que causam dúvidas é a diferença entre as expressões “as vezes” e às vezes”.
Portanto, o que diferencia as duas formas de escrita é o uso da “crase”, o acento que “às vezes” possui. Com tudo, a crase é um acento grave que não se enquadra nas regras de acentuação de palavras, como o acento agudo.
Dessa forma, uma regra gramatical da Língua Portuguesa que é importante destacar é em relação aos artigos definidos e indefinidos. Assim, não é permitido que os artigos como “a, as, o, os” e “um, uns, uma, umas”, sejam acentuados.
O uso da crase
A crase nada mais é que a ligação entre a preposição “a” e o artigo definido “a”. Logo, a união entre as duas vogais resulta em “à”.
Dessa forma, observe alguns exemplos do uso do acento indicativo de crase:
- As informações foram solicitadas à diretora;
- Nestas férias, faremos uma visita à Goiás;
- Às três horas começaremos a estudar;
- A partida de vôlei terá início às 18h;
Assim, é possível observar a junção entre preposição “a” e artigo “a”. Logo, a crase se justifica e é necessária nesses casos pois quem vai , vai a algum lugar.
Com tudo, o uso da crase também pode ocorrer da junção entre o artigo “a” e alguns pronomes demonstrativos (aquela, aquele, aquilo). Assim, observe os exemplos:
- Dediquei àquela senhora todo o meu trabalho;
- Quero agradecer àqueles que me deram apoio;
- Refiro-me àquilo que aconteceu na sua casa;
- Assisti àquela série três vezes;
Porém, devemos ficar atentos. Quando o verbo que indica a ação do sujeito for transitivo direto e não exigir preposição, o uso da crase não é necessário. Dessa forma, observe:
- Aluguei aquela casa;
- Fiz aquilo que você disse;
- Comprei aquela bolsa;
A crase também vai ser usada quando o que está sendo falado ou escrito gerar sentido de tempo. Logo, o tempo nesse caso será sinônimo de “de vez em quando”, “por vezes”, “ocasionalmente”. Assim, observe os exemplos:
- Às vezes, eu uso condicionador especial no cabelo;
- Meu cachorro corre como louco às vezes;
- Minha amiga às vezes, gosta de ir ao shopping;
- Às vezes, prefiro suco de laranja com açúcar.
Quando usar “as vezes”
O uso do as vezes é a junção do artigo definido “a” no plural (as) com o substantivo feminino “vez” também no plural (vezes). Logo, as vezes possui sentido de “as ocasiões”, “os momentos” e não de tempo. Sendo assim, quando a frase não possuir sentido de tempo, o uso da crase é dispensado. Confira os exemplos do uso de as vezes:
- Acontece o pior todas as vezes que não ouço minha mãe;
- Fico triste todas as vezes que digo tchau para meu cachorro;
- Todas as vezes que tomo sorvete, fico feliz;
- Todas as vezes que vou ao cinema eu como pipoca;
Achou interessante? Leia também sobre de que forma ocorre a Variação linguística – Definição, tipos, exemplos e contexto social
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação
Fonte imagens: Medium, FFI Practitioner, Social Bauru, Transpire