O aquecimento global é o conjunto de fatores que leva ao aumento da temperatura média do planeta. Tanto os oceanos quanto a atmosfera terrestre estão cada vez mais quentes.
A causa provável é a grande emissão de gases poluentes, posto que aceleram o efeito estufa. Esses gases podem provir de atos da natureza, como a atividade dos vulcões, por exemplo. Mas é da contínua atividade humana que vem o aquecimento global.
O século XX será lembrado como a época mais quente da História, desde a derradeira glaciação. A temperatura subiu uma média de 0,7°C nos últimos 100 anos.
Contexto Histórico
A temperatura da Terra não foi estável durante sua História, posto que houve aquecimentos e até Glaciações. O planeta já foi esquentado por milhares de vulcões, assim como se congelou por muito tempo.
Só que esses foram eventos naturais, assim como ocorreram ao longo de milhares de anos. Nada comparado à velocidade com que o atual aquecimento global tem se efetivado. É que desde a Revolução Industrial, ainda no século XVIII, já se lançava poluentes na atmosfera.
Com o correr do tempo, começaram as queimas de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. Pioraram a situação as queimadas intensas das florestas, assim como das palhas dos canaviais, por exemplo. Tudo isso, somado a diversos outros fatores, acabou acumulando gases poluentes na atmosfera.
O nosso planeta está cada vez mais quente
Desde que a Terra saiu da última glaciação, o século XX já é o mais quente da História. O aquecimento global é tão intenso que a temperatura subiu em média 0,7°C em um século.
Há uma previsão pessimista, posto que prevê temperaturas mais elevadas nas próximas décadas do século XXI. Isso é o que acredita o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que monitora o aquecimento global.
Pesquisa publicada em 2017 comprova que as chances de a temperatura média do planeta subir são de 90%. As previsões são sombrias quanto ao aquecimento global no século XXI, posto que pode haver um aumento entre 2 a 4,9 °C.
A alarmante notícia é pelo fato de que bastará um aumento de 2 °C para que os danos ambientais sejam irreversíveis. Portanto o aquecimento global é tido como emergencial e de terríveis consequências para a humanidade.
As consequências do aquecimento global
O aquecimento global se intensificou nas últimas décadas, inclusive isso já é bem visível na natureza. É que cresceu a incidência de incêndios de grandes proporções, além de tempestades violentíssimas.
As extremidades geladas da Terra também sofrem com isso, posto que só o Alasca aqueceu 1,3 grau por ano nas últimas três décadas. A NASA concluiu que as geleiras estão menores em aproximadamente três centenas de bilhões de toneladas de gelo.
Também muito reduziu o gelo da Groenlândia e da Antártida Ocidental. Com tanto gelo derretido, obviamente que o nível do mar subiu, e foi cerca de 75 milímetros em 25 anos.
No entanto, nem tudo é unânime no meio acadêmico, posto que há cientistas que negam a existência do aquecimento global. A alegação é que o planeta entra e sai naturalmente de épocas de esfriamento e aquecimento. Ou seja, a ação humana nada tem de influência sobre isso.
E, falando sobre mudanças climáticas, confira ainda: El Niño e La Niña: entenda como eles bagunçam o clima no planeta.
Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Só Geografia, El País, Mundo Educação, Significados, Ecycle, Stoodi.
Fonte das imagens: Hypescience, Wikipédia, Youtube, Pensamento Verde.