Apartheid: saiba o que foi e como dividiu a √Āfrica do Sul entre negros e brancos

A palavra apartheid significa separa√ß√£o e se refere √† pol√≠tica de discrimina√ß√£o racial adotada na √Āfrica do Sul durante a segunda metade do s√©culo XX.

A palavra apartheid significa ‚Äúsepara√ß√£o‚ÄĚ, ‚Äúidentidade separada‚ÄĚ, e se refere √† pol√≠tica de discrimina√ß√£o racial adotada na √Āfrica do Sul durante a segunda metade do s√©culo XX.

A partir do s√©culo XVII chegaram √† regi√£o os primeiros grupos de colonizadores holandeses e ingleses. Os europeus ent√£o dizimaram boa parte da popula√ß√£o nativa e de grupos tribais da √Āfrica do Sul.

Logo começou a ser adotada uma ideologia racista e nacionalista: apartheid. Tais colonizadores pregavam que eles eram a verdadeira nação, e aqueles que não tinham características étnicas semelhantes foram considerados inferiores.

A ideologia racista do Apartheid

E em 1948 essa ideologia racista foi oficializada. Esse regime foi implantado com um conjunto de medidas e cria√ß√£o de leis de cunho discriminat√≥rio. Ficou proibido o casamento entre brancos e negros. Os africanos n√£o podiam usar instala√ß√Ķes p√ļblicas e viram a cria√ß√£o de bairros s√≥ para eles morarem.

Brancos e negros se confrontam

A população negra começou a protestar contra o quadro de segregação racial gerado pelo apartheid. Em 1961 foi criado o CNA (Congresso Nacional Africano), partido que representava a maioria dos discriminados.

Mas a elite branca era muito rica e foi capaz de criar um forte exército para conter quaisquer tentativas de protestos. A extração de diamantes era a maior fonte da fortuna.

Protesto de 16 de agosto de 1962, pela soltura de Mandela

Apesar da repress√£o, os confrontos se intensificaram. Na d√©cada de 1980, grandes empresas se retiraram da √Āfrica do Sul. A situa√ß√£o pol√≠tica do pa√≠s piorava cada vez mais.

Em represaria, vários líderes do CNA foram presos, o mais famoso deles se chamava Nelson Mandela. A situação só piorou e por fim se tornou insustentável.

 

Nelson Mandela, o 1¬ļ presidente negro

No in√≠cio da d√©cada de 1990, no entanto, o regime do apartheid perdeu f√īlego. Algumas regras r√≠gidas de separa√ß√£o racial foram flexibilizadas e outras se extinguiram. Muitos l√≠deres negros foram soltos.

Em 1993 finalmente foram realizadas elei√ß√Ķes livres e Mandela foi eleito presidente da √Āfrica do Sul. Terminava a√≠ um grande per√≠odo de domina√ß√£o da elite branca no pa√≠s.

Você gostou de conhecer mais sobre o apartheid? Então certamente se interessará pelo conflito entre Israel e a Palestina.

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Tudo Estudo.

Escolhidas para você

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.