A abreviação, em suma, é uma forma de reduzir palavras sem que haja prejuízo ao entendimento. Sua função, basicamente, é facilitar e agilizar a comunicação.
Atualmente, a evolução da tecnologia e a instantaneidade de se conectar com outras pessoas geraram a necessidade de se comunicar mais rápido. Portanto, passamos a economizar tempo ao escrever mensagens nas redes sociais, e-mails e chats.
Por exemplo, a palavra “beijos” se tornou “bjs”. No entanto, existem outras que existiam antes dessa revolução, como “moto”, que na verdade é “motocicleta”. Outros:
Mesmo = msm
Também = tbm
Fotografia = foto
Pneumático = pneu
Mas, você sabia que existem regras para fazer abreviaturas e siglas? Isso porque nem todas as abreviações são reconhecidas pela norma, apesar de serem muito usadas.
Regras para abreviação: Abreviatura e Sigla
A abreviatura é apenas parte da palavra escrita seguindo a regra geral:
Apesar de haver palavras que são exceções como Companhia = Cia., ainda existem outras regras:
- As palavras devem ser cortadas em consoantes, nunca em vogais.
- Caso haja acento na primeira sílaba da palavra, ele deve ser mantido (Exemplo: séc. = século)
- Se a segunda sílaba for iniciada por duas consoantes, as duas devem estar presentes na abreviação (Exemplo: constr. = construção).
Já, as siglas são usadas para reduzir nomes de associações, sociedades, empresas e afins. É muito comum, por exemplo, ver essas abreviações em textos científicos e jornalísticos.
Porém, existem regras para elas também. Por exemplo, as que tiverem até três letras, são escritas com todas maiúsculas. Enquanto isso, nas com quatro ou mais letras, apenas a primeira delas deve ser maiúscula. As demais, portanto,seguem minúsculas.
Como por exemplo:
ONU = Organização das Nações Unidas
CEP – Código de Endereçamento Postal
SUS – Sistema Único de Saúde
Detran – Departamento Estadual de trânsito
Embrapa – Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária
Você já sabia como fazer abreviação? E gostou do conteúdo? Então, aproveita para ver mais em Conjunções – O que são, como usá-las, tipos e exemplos.
Fontes: Mundo Educação e Estudo Prático.
Imagem de destaque: Segredos do Mundo.