Língua Portuguesa

A maioria é ou são? Diferenças, concordância verbal e uso adequado

A dúvida sobre a escrita - a maioria é ou são - é muito comum, por isso, vamos entender a diferença da expressão no singular e no plural.

Atualizado em 06/10/2020

Você já se deparou com essa dúvida na hora de escrever? Eu também, mas saiba que a maioria enfrenta essa dificuldade. Opa, é a maioria enfrenta ou enfrentam? Vish, caí na pegadinha de novo.

Não se preocupe, vamos tirar essa dúvida agora. De fato, existe uma grande confusão sobre o uso da concordância do sujeito coletivo no singular ou no plural.

Ainda mais, as bancas de concurso e vestibulares adoram colocar questões desse tipo para confundir o estudante. Por isso, decidimos explicar para você de uma maneira mais simples para que não erre mais. Vamos lá?

A maioria é ou são?

Antes de tudo, entenda que o sujeito “a maioria” está no singular. O que acontece é que algumas frases aparecem seguidas de um coletivo especificado, como pessoas, crianças, alunos, empresários ou indivíduos. Ao contrário do sujeito, elas sempre estão no plural.

Língua Portuguesa
Exame

Nesse sentido, surge a dúvida quando nos deparamos com “a maioria das pessoas”, momento em que não sabemos utilizar a concordância no singular ou no plural. Observe as seguintes frases, todas estão corretas, mas foram adaptadas no uso adequado:

  • A maioria (sujeito) enfrenta essa dificuldade;
  • Grande parte dos alunos (coletivo especificado) é dedicada em sala de aula;
  • A maioria das crianças (coletivo especificado) são brincalhonas.

A forma correta de escrever é no SINGULAR. Isto porque, na norma culta, é preferível e mais usual o uso dessa concordância verbal. Assim, utilize: A maioria enfrenta essa dificuldade ou grande parte das crianças é brincalhona.

No entanto, se houver o coletivo especificado, o verbo pode ser escrito no singular ou no plural. Apenas neste caso, ambos estarão corretos!

Concordância verbal e uso adequado

Há variações como a maioria, grande parte ou boa parte. Sobretudo, evite fazer uso da expressão “a grande maioria”, isto porque é redundante, escolha apenas uma dessas palavras.

A maioria é
Mundo Português

Portanto, quando a palavra maioria não vier seguida de substantivo no plural, por exemplo, pessoas ou indivíduos, o verbo deve ser escrito no singular. A maioria é diferente! A maioria é vegana!

Em suma, essa regra não é estática, ela depende um pouco de bom senso também, já que pode se definir pelo que o escritor quer ressaltar na oração. Isto varia na intenção da frase, no que se quer destacar. É isso!

O que achou dessa matéria? Se gostou, corre pra conferir essa outra aqui: Lazer ou laser? – Significado, diferenças e uso adequado

Fontes: Brasil Escola, Guia do Estudante e Fabrício Dutra

Imagens: Quero Bolsa, Exame e Mundo Português

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/kariny/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)