Na Escola, principalmente nas aulas de geografia e história, seu professor deve ter te explicado sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Sobre a Primeira Guerra mundial, na escola ou em algum site de história, provavelmente, a respeito você já deve ter lido sobre a política de alianças, o desenrolar e fim do conflito.
O saldo de mortos também é bastante divulgado, questionado, mas também reconhecido por muitos como aproximadamente 10 milhões de mortos.
Sobre as parcerias da Primeira Guerra mundial, podemos destacar: as rivalidades entre essas várias potências e os dois sistemas de alianças, principalmente que unia e o que separava os dois blocos :
- Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia)
- Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro – Húngaro e Itália
O fim do conflito também é bastante conhecido: Os EUA se infiltraram estrategicamene ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Essa entrada provocou a vitória da Tríplice Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.
Os países que estavam na aliança que perdeu, tiveram que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições.
Mas será que você conhece as 6 coisas inventadas na Primeira Guerra mundial que usamos até hoje?
1- Bolsa de Sangue
Durante a Primeira Guerra mundial, descobriram que com o sangue misturado com nitrato de sódio o sangue não coagulava
2- Máscara de Gás
As conhecidas máscaras de gás, atualmente utilizadas em conflitos pela polícia ou para pesquisa em laboratórios foram inventadas durante a Primeira Guerra.
3- Arame farpado nas trincheiras
O que hoje parece trivial, o arame farpado foi aprimorado durante a Primeira Guerra Mundial, onde foi usado para prender soldados para a execução ou para ser feito como refém. Esse é o primeiro item da lista que provavelmente você não usa tanto, ou pelo menos usa arames para outros fins (esperamos).
4- Taque de Guerra
Também durante a Primeira Guerra Mundial faram bastante aprimorados e reinventados. Os tanques de guerra eram bastante resistentes e com uma força de ataque boa, também serviam para abrir caminhos no meio das trincheiras. Essa também é o tipo de invenção desse período que você não usa, pelo menos esperamos.
5 – Ziper
Apesar de ter função diferente do que o ziper tem hoje, ele foi inventado na Primeira Guerra Mundial. Naquele momento, a função dele era possibilitar uma vestimenta que demandasse o mínimo de tempo possível para ser vestida.
6- Absorvente Interno
Esse exemplo também é um caso que mudou apenas a função, mas a ideia surgiu na Primeira Guerra Mundial. O que hoje é usado por mulheres ao redor do mundo durante os períodos menstruais, antes foi utilizado para conter sangue de feridas da guerra.
Fonte: UltraCurioso
Imagens: Divulgação