História

6 invenções da Primeira Guerra Mundial ainda presentes em nosso cotidiano

A Primeira Guerra Mundial foi uma catástrofes moderna, que deixou muitos mortose também algumas coisas que ainda estão em nosso cotidiano, veja

Atualizado em 19/12/2015

Na Escola, principalmente nas aulas de geografia e história, seu professor deve ter te explicado sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Sobre a Primeira Guerra mundial, na escola ou em algum site de história, provavelmente, a respeito você já deve ter lido sobre a política de alianças, o desenrolar e fim do conflito.

O saldo de mortos também é bastante divulgado, questionado, mas também reconhecido por muitos como aproximadamente 10 milhões de mortos.

Sobre as parcerias da Primeira Guerra mundial, podemos destacar:  as rivalidades entre essas várias potências e os dois sistemas de alianças, principalmente que unia e o que separava os dois blocos :

  • Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia)
  • Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro – Húngaro e Itália

O fim do conflito também é bastante conhecido: Os EUA se infiltraram estrategicamene ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Essa entrada provocou a vitória da Tríplice Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.

Os países que estavam na aliança que perdeu, tiveram que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições.

Mas será que você conhece as 6 coisas inventadas na Primeira Guerra mundial que usamos até hoje?

1- Bolsa de Sangue

bolsa-de-sangeu

Durante a Primeira Guerra mundial, descobriram que com o sangue misturado com nitrato de sódio o sangue não coagulava

2- Máscara de Gás

images

As conhecidas máscaras de gás, atualmente utilizadas em conflitos pela polícia ou para pesquisa em laboratórios foram inventadas durante a Primeira Guerra.

3- Arame farpado nas trincheiras

barb

O que hoje parece trivial, o arame farpado foi aprimorado durante a Primeira Guerra Mundial, onde foi usado para prender soldados para a execução ou para ser feito como refém. Esse é o primeiro item da lista que provavelmente você não usa tanto, ou pelo menos usa arames para outros fins (esperamos).

4- Taque de Guerra

T-90S

Também durante a Primeira Guerra Mundial faram bastante aprimorados e reinventados. Os tanques de guerra eram bastante resistentes e com uma força de ataque boa, também serviam para abrir caminhos no meio das trincheiras. Essa também é o tipo de invenção desse período que você não usa, pelo menos esperamos.

5 – Ziper

ziper

Apesar de ter função diferente do que o ziper tem hoje, ele foi inventado na Primeira Guerra Mundial. Naquele momento, a função dele era possibilitar uma vestimenta que demandasse o mínimo de tempo possível para ser vestida.

6- Absorvente Interno

ob-600x333

Esse exemplo também é um caso que mudou apenas a função, mas a ideia surgiu na Primeira Guerra Mundial. O que hoje é usado por mulheres ao redor do mundo durante os períodos menstruais, antes foi utilizado para conter sangue de feridas da guerra.

 

Fonte: UltraCurioso
Imagens: Divulgação