No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, no Brasil.
A data foi escolhida como homenagem ao grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, que escreveu obras essenciais para a cultura do país, como O Sítio do Pica-pau Amarelo.
Origem do Dia Nacional do Livro Infantil
Monteiro Lobato foi considerado o pai da literatura infantil brasileira. Suas obras mais conhecidas são “O Sítio do Picapau Amarelo” e a série “Reinações de Narizinho”. Elas têm personagens cativantes como Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde de Sabugosa. E levam os leitores para um mundo mágico de aventuras e fantasia.
Além dos livros, seu trabalho foi eternizado em filmes e séries de televisão.
O que se comemora nessa data?
O objetivo da data é, sobretudo, a valorização da literatura infantil no país, e contribuir para o aumento da prática entre os pequenos. Então, é uma oportunidade para mostrar a importância dos livros infantis na formação das crianças. E também na construção do pensamento crítico, no desenvolvimento da linguagem, da empatia e da compreensão do mundo.
Pensando nisso, a categoria é essencial para a formação de novos leitores, estimulando a imaginação e contribuindo em todas as áreas de formação da criança.
Ademais de Lobato, outros nomes são necessários para a história do gênero na nação, como Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
O que fazer no Dia Nacional do Livro Infantil?
1. Ler livros infantis:
Dedique um tempo para ler livros infantis com as crianças, seja em casa, na escola, em bibliotecas ou em eventos especiais.
Então, escolha livros adequados à faixa etária das crianças e aproveite para estimular a imaginação, a criatividade e a paixão pela leitura.
2. Contar histórias:
Conte histórias infantis de forma lúdica e interativa. Você pode criar suas próprias histórias ou escolher histórias populares de autores infantis renomados.
Desse modo, use recursos como fantoches, marionetes, objetos ou até mesmo a imaginação para deixar a experiência mais divertida e envolvente.
3. Participar de eventos literários:
Muitas cidades e instituições promovem eventos literários no Dia Nacional do Livro Infantil, como feiras de livros, exposições, oficinas de leitura e atividades temáticas.
Portanto, busque por eventos locais e participe para conhecer novos livros, autores e atividades relacionadas à literatura infantil.
4. Criar atividades artísticas:
Promova atividades artísticas relacionadas à literatura infantil, como desenhos, pinturas, colagens ou até mesmo encenações de trechos de livros.
Dessa forma, estimule a criatividade e a expressão artística das crianças, permitindo que elas explorem o universo dos livros de forma mais ampla.
5. Doar livros:
O Dia Nacional do Livro Infantil é, sobretudo, uma oportunidade para incentivar a doação de livros infantis para escolas, creches, bibliotecas ou instituições que atendam crianças.
Contribua, desse modo, para a formação de novos leitores, compartilhando livros e promovendo o acesso à leitura.
6. Comprar livros infantis:
Por último, se você puder, compre livros infantis para as crianças em sua vida, seja para seus filhos, netos, sobrinhos ou amigos.
Afinal, os livros são presentes valiosos que podem estimular o amor pela leitura e ajudar na formação das crianças.
Fonte: Brasil Escola; Calendarr; Escola Kids