Você sabia que uma batida de banana com mel pode sarar sua ressaca de forma mais eficaz do que suas outras receitas? Apesar de bastante recorrente em nossa alimentação, a banana possui poderes que muita gente nem imagina.
Sua saúde pode melhorar bastante adicionando apenas esse alimento. Doenças como depressão, anemia, úlcera e tantas outras podem ter o tratamento auxiliado com a banana.
Um dos diferenciais da banana é o fato dela conter três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose. Também é rica em fibras dietéticas e contém proteína. Além das vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto.
Quando consumida, a banana da uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não é à toa que a banana é a fruta mais cobiçada por diversos atletas ao redor do mundo.
A energia apesar de ser muito importante, não é a única maneira com que a banana pode contribuir com nosso bem estar e saúde. Ela também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças.
Apesar de quase ninguém, saber a banana também é boa para:
DEPRESSÃO:
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela MIND, com pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor depois de comer uma banana. Uma das explicações é porque banana contém triptofano – um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, conhecida por relaxar, melhorar o humor e, geralmente, fazer você se sentir mais feliz. Ou seja: a vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.
ANEMIA:
Bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
PRESSÃO SANGUÍNEA:
Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão arterial. Os EUA Food and Drug Administration acaba de permitir oficialmente banana por conta da capacidade da fruta em reduzir o risco de pressão alta e infarto.
CÉREBRO MAIS POTENTE:
Fizeram um experimento com 200 estudantes de uma Escola Twickenham (Inglaterra), basicamente eles tinham que consumir bananas no café da manhã, lanche e almoço – existia uma suspeita de que a banana poderia elevar a capacidade mental dos estudantes em período de aula. O resultado da pesquisa foi além do esperado, foi observado que frutas com elevado teor de potássio além de ajudar na aprendizagem, deixam os alunos mais atentos.
CONSTIPAÇÃO:
Elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, sem precisar recorrer a laxantes.
PARA BÊBADOS:
Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e hidrata todo o teu sistema.
AZIA:
Bananas têm efeito antiácido natural no corpo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.
ENJOO MATINAL
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
PICADAS DE MOSQUITO:
Antes de chegar para o creme de mordida de inseto, experimente esfregar a área afetada com o interior de uma casca de banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço ea irritação.
ÚLCERAS
A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais, devido a sua textura. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
CONTROLE DE TEMPERATURA
Muitas culturas vêem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem em temperatura baixa.
Viu? A banana é um remédio natural contra muitos problemas e também é um alimento afrodisíaco, mas isso fica para outro texto.