A Zona da Mata é uma sub-região do Nordeste brasileiro, com localização junto à costa. Nela existia a riquíssima Mata Atlântica, que começou a ser destruída desde a colonização.
Nos dias atuais, estão ali localizadas as capitais nordestinas com maior densidade populacional. Num choque característico do Brasil, grande é a concentração de riquezas e maior os bolsões de pobreza.
Apesar disso, suas praias são belas, sendo por isso procuradas por turistas do mundo todo. Sem contar que seu terreno é fértil, inclusive propiciando a extração de petróleo.
Características da Zona da Mata
A Zona da Mata equivale a uma imensa extensão do litoral, sendo assim banhada pelo Oceano Atlântico. Ocorre em Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O clima que predomina na região é o tropical úmido, posto que tem temperaturas por volta de 25 graus. Chove demais tanto no outono quanto no inverno, já que há influência da proximidade do oceano.
A causa é que as massas de ar úmido oceânico não dão conta de romper os locais mais altos. Um exemplo é o elevadíssimo Planalto da Borborema, barreira que faz chover na Zona da Mata.
O relevo da Zona da Mata é caracterizado por ser o de uma região de planícies. Já o solo é de grande fertilidade, embora desde a época da colonização venha sendo explorado. Vale lembrar que aquela região já foi completamente coberta pela Mata Atlântica.
A intensa exploração da região
Com a chegada do colonizador, a Mata Atlântica foi sendo destruída gradativamente, até quase desaparecer. Grande é a massa populacional que habita a Zona da Mata nos dias atuais, degradando o meio ambiente.
Devido à ocupação desordenada, considerando que chove muito na região, frequente é o risco de deslizamento e inundação. As regiões mais baixas das cidades sofrem com as cheias de rios poluídos e da dificuldade de escoamento da água.
Embora com tantos impactos ambientais, sobrevivem ali muitas árvores de médio e grande porte. Além disso podemos encontrar, nas cercanias do Atlântico, a existência de rica vegetação costeira.
Uma região de grandes capitais
Na Zona da Mata se localizam as mais populosas e ricas capitais nordestinas. Estão lá Aracaju, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife e Salvador. A descoberta de petróleo alavancou a economia local, que ainda produz cacau, fumo, café e cana.
Outra forte atividade é a exploração do turismo, já que ali estão belíssimas paisagens com forte hotelaria. A água de temperatura morna, além de ilhas paradisíacas e praias de areia alvíssima fazem a diferença.
Um lugar em que viva tanta gente, entretanto, sofre com os bosões de pobreza em grandes áreas de subúrbio. Sérios são os problemas sociais, como a violência e a desigualdade.
Lei também sobre as Savanas, o que são, onde ocorrem, fauna e flora do bioma.
Fonte: Wikipédia, Info Escola, Mundo Educação, Todo Estudo, Sua Pesquisa, Wiki Voyage, Toda Matéria, Portal São Francisco.
Fonte das imagens: Gazeta Online, Solo na Escola, Barreiros, Wikipédia.