Astronomia

Você sabia que um chimpanzé já foi para o Espaço? Descubra se ele conseguiu voltar

Ham é o nome do primeiro chimpanzé que conseguiu viajar ao espaço. Descubra as dificuldades que o animal enfrentou na volta à Terra

Atualizado em 16/12/2015

Você já visitou o Espaço? Um chimpanzé nascido em 1957 com o nome de Ham já foi! Ham nasceu em Camarões, no oeste da África Central mas sua história nos programas espaciais ganhou notoriedade nos  Estados Unidos, sobretudo quando foi transferido para a Força Aérea do país, depois de ficar um tempo em cativeiro.

Mas ir ao Espanço não é tarefa muito fácil. Para que isso fosse possível o chimpanzé Ham precisou passar pela supervisão de Joseph Brady, que é um neurocientista do Laboratório Médico da Base Aérea americana.

Durante essa supervisão, o chimpanzé passou por alguns testes, como responder a luz elétrica e sons. Foram observadas também as velocidades de estímulo e reação do chimpanzé em diferentes situações: “ele era um aprendiz rápido e rapidamente descobriu que a resposta correta para a sua formação era ganhar um tratamento de banana”, disse Brandy ao portal Space Answers.

Como foi a viagem do chimpanzé Ham ao Espaço?

defau10

Ham foi lançado a partir da base de Cabo Canaveral, localizada na Florida. Os astrônomos que ficam em solo, ficaram responsáveis por monitoraram a saúde do chimpanzé Ham enquanto ele tinha que realizar algumas tarefas no espaço.

Problemas de pressão na partida do chimpanzé ao Espaço

Ham_receives_his_well_deserved_apple

Como nem tudo é fácil, essa missão com o chimpanzé não foi só de vitórias, durante o processo alguns problemas apareceram, um deles imediatamente após a decolagem. A cápsula do MR-2 sofreu perda de pressão.

Do solo, cientistas ficaram preocupados com as piores possibilidades que envolviam esse tipo de problema, mas, de forma inesperada, o chimpanzé tinha saído da terra com um traje espacial pressurizado, o que foi suficiente para não desmaiar ou passar por desastres maiores.

A volta do chimpanzé Ham à Terra

awesome-black-and-white-historic-photos-32

No período de volta à terra, A cápsula foi arremessada através da atmosfera, caindo no oceano Atlântico, e mais tarde foi recuperada por um navio de resgate. Esse foi um momento tenso da missão, uma pergunta pairava a mente de todos: Será que o pequeno chimpanzé Ham conseguiu voltar salvo? E, para a alegria de todos, a resposta é sim. Tudo ocorreu bem, Ham conseguiu fazer sua viagem de 16 minutos e 39 segundos a partir do espaço e a única coisa que enfrentou com a queda foi um nariz machucado.

Agora outra pergunta fica no ar: quando teremos um próximo animal no Espaço?

Fonte: Spaceanswers
Imagens preto e branco: Nasa
Imagem colorida: Divulgação