A Desertificação é o fenômeno de empobrecimento e redução da umidade em solos arenosos, por conta de fatores diversos. Entre tais fatores podemos acrescentar as variações climáticas e a atividades do próprio homem.
Tal degradação se dá em terras localizadas nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas em diversas partes do planeta.
Com o processo de Desertificação, o solo perde sua capacidade produtiva, ocorrem rachaduras e a se dá a infertilidade gradual.
Como se dá a Desertificação?
A Desertificação pode se dar por conta de fenômenos naturais ou por intervenção do ser humano. Quando é o homem que não sabe lidar com a terra, ele a explora em excesso e ultrapassa sua capacidade de suportar a exploração.
Se a atividade vai além da sustentabilidade, o solo começa a ficar estéril, com a perda de nutrientes e a extinção de espécies. Como não há vegetação, as chuvas diminuem e o solo fica cada vez mais árido. Nessa etapa a população local abandona sua terra e migra para outro lugar.
Ocorrendo a intervenção humana nas regiões semiáridas e semiúmidas secas, as atividades insustentáveis aceleram a Desertificação. Isso pode se dar pela irrigação inadequada que saliniza o solo, ou seu esgotamento pela falta de manejo na agricultura e pecuária.
Também deve ser ressaltado o crescimento demográfico, o que requer mais energia e recursos naturais. Provenientes dos ajuntamentos humanos, vem a poluição dos mananciais de água e o descarte de lixos e esgotos, por exemplo.
A aflição maior é que a Desertificação torna as terras inférteis e improdutivas e é irreversível, ainda que chova bastante. A única alternativa é diminuir o ritmo do fenômeno para tentar retardar a morte do solo.
A Desertificação no Mundo
Há uma estimativa alarmante de que 40% da superfície da Terra pode passar pelo processo de Desertificação. Isso pode atingir uma população de 2,6 bilhões de pessoas, destas 200 milhões estão só na África.
Também a Ásia e a América Latina correm grande risco de Desertificação, com aproximadamente 357 milhões de hectares afetados. E essa área só cresce, pois estamos perdendo a cada ano 2,7 bilhões de toneladas de solo.
São exemplos de Desertificação no mundo a região nas proximidades do Deserto do Saara, na África, bem como o Oeste dos Estados Unidos. Também sofrem com o fenômeno o Norte do México e a vizinhança do Deserto do Atacama, no Chile.
Os desertos crescem no Brasil
Na última década, o Brasil passou por um aumento de agressões ao meio ambiente, posto que cresceu o desmatamento e os desertos. Também as queimadas constantes influenciam no clima e, de consequência, alteram a temperatura e o ciclo das chuvas.
As queimadas, uma técnica rudimentar de limpeza, matam a microfauna existente no solo, assim como interrompem o ciclo do nitrogênio. Com a terra mais pobre, portanto, a tendência é o surgimento crescente de regiões desérticas.
Estima-se que 10% do semiárido brasileiro já passa por um intenso estágio de Desertificação, o que contribui para a fome e a miséria. Quatro Municípios estão classificados como alarmantes no critério de aumento dos desertos absolutos. São eles: Irauçuba-CE, Gilbués-PI, Seridó-RN e Cabrobó-PE, compreendendo uma área de mais de 18 743,5 km².
É tão desesperadora a situação do Brasil que o Governo Federal, pressionado por órgãos internacionais, teve que agir. Foi criado o Programa de Ação Nacional de combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, em 2018. O poder público e a sociedade civil se uniram para estudar meios de deter o processo com urgência.
Você Sabia?
Em 1930 foi registrada a primeira Desertificação em área agrícola no mundo, que ocorreu no meio-oeste americano. A exploração descontrolada da região pela agricultura e pecuária, além da seca prolongada, criaram uma bacia de pó, como ficou conhecido. A poeira encobriu o sol e atingiu Washington e Nova Iorque, que sumiram na escuridão.
Normalmente a Desertificação se dá nos chamados “bolsões de pobreza”, fenômeno social dos países em desenvolvimento.
Se você gostou de ler sobre o fenômeno da Desertificação, então não pode deixar de conhecer também um artigo sobre a Mata dos Cocais e saiba tudo sobre a vegetação.
Fonte: Wikipédia, Info Escola, Sua Pesquisa, Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, MMA, Escola Kids, Fundaj, Revista Planeta.
Fonte das imagens: Info Escola, Cidades na Net, Emaze, Desertification.