Outros assuntos

Você conhece o maior avião do mundo?

O maior avião do mundo tem nome An-225 Mriya e dupla nacionalidades: russo e ucraniano. Assista um vídeo dele decolando.

Atualizado em 21/10/2015

O maior avião do mundo tem nome: An-225 Mriya e dupla nacionalidades: concepção russa e produção ucraniana. Seu foco é transporte de cargas e ele foi fabricado pela empresa Antonov.

Apesar de ter como especialidade o transporte de cargas, o An-225 também já teve uso militar, fazendo parte da missão europeia Eurofor-RCA, que atua na República Centro-Africana.

Se o maior avião do mundo fosse utilizado para transportar passageiros, seria possível colocar em suas acomodações internas cerca de 1,5 mil pessoas. A aeronave supera os maiores aviões comerciais, que é o Airbus A380 e o Boeing 747-8.

Características do maior avião do mundo

2

4

6

Só de asa o An-255 possui 88 metros e o comprimento chega a 84 metros. Sua velocidade passa de 800 km por hora. O número de rodas desse avião é 32 e ele suporta um peso máximo de decolagem de 640 toneladas. Existe apenas um avião desse tipo – devido à falta de financiamento ou de interesse.

O An-255 tem a capacidade de pousar em chão de terra (com ou sem chuva) e até na neve (incluindo regiões remotas e desérticas da gelada Sibéria).

Quando o maior avião do mundo voou pela primeira vez?

1

O primeiro voo foi realizado no dia 21 de dezembro de 1988, pela União Soviética.

No vídeo abaixo, assista o maior avião do mundo decolando:

https://www.youtube.com/watch?v=UI38PTUPu24