Antes de mais nada, Vasco da Gama foi um navegador português, responsável por comandar a expedição que levou os portugueses ao descobrimento de uma nova rota marítima, que os conectava às Índias.
Nesse sentido, Vasco da Gama nasceu na cidade de Sines, na região do Alentejo português. Sem saber ao certo, o provável ano de nascimento do navegador foi em 1469. Ele era filho de Estêvão da Gama, que também era navegador.
Todavia, sua expedição às Índias representou um grande avanço para Portugal. Essa nova rota foi responsável por abrir caminho e conectar os europeus a um grande centro comercial, produtor de especiarias, tecidos e outros produtos.
Contexto histórico
A princípio, Portugal passou pela expansão marítima e comercial a partir de 1415, quando o rei D. João I comandou as tropas que tomaram a região de Ceuta, atualmente Marrocos, no Norte da África.
Todavia, a figura do Infante D. Henrique (1394 – 1460) se tornaria cada vez mais importante para a expansão marítima portuguesa e a época dos descobrimentos. Grande incentivador das expedições marítimas, o Infante fundou a Escola de Sagres, em 1416.
Nesse ínterim, os portugueses realizaram diversas expedições para explorar e fazer reconhecimento da costa africana. Nesse sentido, em 1454, o Papa Nicolau V reconheceu todos os direitos dos portugueses sobre terras e riquezas descobertas na região.
Todavia, no intuito de estabelecer intercâmbio comercial com outros países, Portugal e toda a Europa enxergavam na Índia um excelente centro produtor de especiarias, tecidos e pedras preciosas.
Além disso, outro fator determinante eram as rotas de acesso precárias pelo Mediterrâneo (contava com piratas árabes), pelo Egito (segurança das caravanas era ameaçada) e pela Ásia Menor, que contavam com a presença dos turcos-muçulmanos, hostis com os cristãos.
Biografia de Vasco da Gama
Primeiramente, Vasco da Gama nasceu em 1469, em Sines, região do Alentejo. Era filho do navegador Estêvão da Gama e de Isabel Sodré. Vindo de uma família nobre, Vasco da Gama estudou navegação e matemática em Évora.
Nesse sentido, após a morte de seu pai, o rei D. João II coloca Vasco da Gama em seu lugar. Como navegador, passou pelo Oceano Atlântico e Índico, estabelecendo uma nova rota comercial que colocaria Portugal em contato com as Índias.
Todavia, Vasco da Gama se tornou um homem respeitado e de grande fortuna após sua grande expedição. Foi casado com Catarina de Ataíde, filha do Alcaide de Alvor e teve sete filhos.
O grande navegador português morreu em sua terceira ida às Índias, no dia 24 de dezembro de 1524, na cidade de Cochim. Vasco da Gama faleceu antes de chegar a Goa, após contrair malária. Seus restos mortais se encontram em Lisboa, no Mosteiro dos Jerônimos.
Expedições de Vasco da Gama
Em 1487, Vasco da Gama fora designado comandante da expedição para as Índias. Assim, após a chegada de Bartolomeu Dias do Cabo da Boa Esperança tinha início os preparativos para mais um empreendimento marítimo português.
O ano de 1495 foi marcado pela morte de D. João II. Seu sucessor, o rei D. Manuel, deu seguimento a outros projetos, garantindo a expedição de Vasco da Gama e o grande empreendimento naval.
Nesse sentido, no dia 8 de julho de 1497 o comandante Vasco da Gama partiu de Lisboa com uma expedição composta por quatro caravelas e 160 tripulantes (São Rafael, São Gabriel, Berrio e uma quarta, com munições e alimentos).
A rota do comandante passou pelas Ilhas Canárias, atingindo as ilhas de Cabo Verde aos 26 dias de viagem. Após um mês atracados, a expedição fugiu das correntes do golfo da Guiné passando em um caminho circular pelo Atlântico Sul.
Em 7 de novembro daquele ano chegaram à baía de Santa Helena, dobrando o cabo da Boa Esperança, até alcançarem a foz do rio dos Bons Sinais. A expedição chegaria a Moçambique em março e em 20 de maio chegariam em Calicute, na Índia.
Vasco da Gama entregou uma carta do rei português ao soberano da região indiana do Malabar, solicitando liberdade de comércio aos portugueses. Após um tempo no mar, Vasco da Gama descobriria uma nova rota comercial, quebrando o monopólio de árabes e venezianos.
Outras viagens à Índia
Vasco da Gama retornou à Índia no ano de 1502, em uma viagem com vinte embarcações. Nesse sentido, os portugueses lutaram contra os indianos e conseguiram estabelecer uma aliança com os reis de Cochim e Cananor. Retornam em 1503, com navios carregados de especiarias, pedras preciosas e tecidos.
Nesse sentido, em 1524 volta pela terceira vez às Índias, em uma expedição comandada por Dom Duarte de Menezes. Nomeado vice-rei da Índia e Conde da Vidigueira, Vasco da Gama morreu na cidade de Cochim, em 24 de dezembro de 1524.
Todavia, o grande navegador português acabou sendo homenageado na obra do poeta Luís de Camões, no clássico da literatura mundial, Os Lusíadas.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Descobrimento do Brasil – História, chegada ao Brasil e curiosidades.
Fontes: Toda Matéria, Ebiografia, Infoescola, Todo Estudo
Imagens: Mundo Português, Efemérides do Éfemello, Tropicalia, Emo7ion