Ciências

Unidades de medida – Comprimento, capacidade, massa, tempo

As unidades de medida são usadas desde os tempos antigos, mas atualmente há uma padronização para seu uso entre quase todas as nações.

Atualizado em 06/06/2020

As unidades de medida são parâmetros formalizados para medir variadas grandezas, tais como o comprimento e a massa, além da capacidade.

O chamado Sistema Internacional de Unidades (SI) é que define a unidade padrão de cada grandeza. Ele se baseia no sistema métrico decimal, posto que nasceu da necessidade de se uniformizar as unidades aplicadas em quase todo o mundo.

Medidas de Comprimento

Conheça as unidades de medida e sua padronização internacional

Há diversas medidas de comprimento, por exemplo: o pé, a jarda e a polegada. No Sistema Internacional de Unidades (SI), o metro é estipulado como a unidade padrão de comprimento.

Há também múltiplos e submúltiplos do metro, porquanto são em número de seis. São eles: quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam), metro (m), decímetro (dm), centímetro (cm), além do milímetro (mm).

Medidas de Capacidade

Sem dúvida alguma, o litro é a unidade de medida de capacidade mais usada. Só que existem outras, como o barril, o galão e o quarto.

O litro pode ter até seis múltiplos e submúltiplos, a saber: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml).

Medidas de Massa

Conheça as unidades de medida e sua padronização internacional

A medida de massa patronizada na atualidade é o quilograma, cujo símbolo é “kg”. O padrão universal do quilograma é fixado em um cilindro de platina e irídio.

São unidades de massa: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). Só que há outras medidas de massa, como a tonelada, a arroba, a onça e a libra. Vale lembrar que uma tonelada equivale a  mil quilos.

Medidas de Volume

Conheça as unidades de medida e sua padronização internacional

Entre as unidades de medida, o metro cúbico é a unidade de volume estipulada pelo SI. Sua sigla é m³. São múltiplos e submúltiplos do metro cúbico: quilômetro cúbico (km3), hectômetro cúbico (hm3), decâmetro cúbico (dam3), decímetro cúbico (dm3), centímetro cúbico (cm3) e milímetro cúbico (mm3).

É possível converter uma medida de capacidade em volume, posto que os líquidos tomam a forma do recipiente onde estão. Para isso é usada uma fórmula, a saber: 1 l = 1 dm³.

Aplicação da tabela de conversão de Medidas

Para o cálculo de diversas grandezas, pode ser aplicado o mesmo método. Inicialmente é preciso desenhar uma tabela e pôs no seu centro as unidades de medidas bases das grandezas que desejamos converter, por exemplo:

  • Capacidade: litro (l)
  • Comprimento: metro (m)
  • Massa: grama (g)
  • Volume: metro cúbico (m3)

Aquilo que constar no lado direito da medida base são denominados submúltiplos. Os prefixos deci, centi e mili equivalem respectivamente à décima, centésima e milésima parte da unidade fundamental.

Já do lado esquerdo, entretanto, constam os múltiplos. Os prefixos deca, hecto e quilo equivalem, respectivamente, a dez, cem e mil vezes a unidade fundamental.

A unidades de medida do tempo

Entre as unidades de medida, o segundo (s) é a unidade base do tempo no SI. Hoje, o segundo é conceituado como o tempo de duração de 9.192.631.770 vibrações da radiação. Essa radiação é a irradiada pela transição eletrônica entre os níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

O minuto, a hora e o dia são os múltiplos do segundo. Como tais medidas não são decimais, se usa as seguintes relações:

1 minuto (min) = 60 segundos (s)1 hora = 3 600 segundos (s)60 minutos (min) = 1 hora (h)24 horas (h) = 1 dia (d)

Conheça as unidades de medida e sua padronização internacional

Os submúltiplos do segundo são:

Décimo de segundo = 0,1 s ou 1/10 s. Centésimo de segundo = 0,01 s ou 1/100 s. Milésimo de segundo = 0,001 s ou 1/1000 s

Há uma unidade de medida usada na Astronomia para indicar enormes distâncias: é o Ano-Luz (al), que é a distância percorrida pela luz no vácuo no período de um ano terrestre. Vale lembrar que a velocidade da luz c = 299 792,458 km/s.

Leia também sobre a probabilidade, o que é, conceitos básicos e como calcular.

Fonte: Matemática Básica, Toda Matéria, Wikipédia, Educação, Brasil Escola, Stoodi, Info Escola, Mundo Educação, Estudo Prático.

Fonte das imagens: Enem Descomplicado, Blog do Enem, Antiguidades, Youtube, Deposit Photos.