Os sulfatos são compostos químicos inorgânicos derivados do ácido sulfúrico. Assim, possuem na estrutura molecular ânion SO42- que recebe o nome de ânion sulfato. O enxofre, por exemplo, pertence à família 16, ou VI – A da Tabela Periódica. Ou seja, são compostos que possuem 6 elétrons na camada de valência.
Para que o elemento se torne estável ele precisa ganhar 2 elementos na camada de valência. Ou seja, em relação à regra do octeto, o composto que possui 6 elétrons necessita de mais dois para se tornar estável. Dessa forma, os sulfatos são átomos de enxofre ligados por ligações covalentes a quatro átomos de oxigênio.
Entretanto, por conta da posição do enxofre, ele consegue acomodar mais elétrons por conta da expansão do octeto. Por conta disso, o enxofre é caracterizado por ser relativamente grande, justamente pela capacidade de armazenar mais elétrons.
Características dos sulfatos
O ânion sulfato, composto dos sulfatos, são advindos do ácido sulfúrico (H2SO4(aq)), por exemplo. Em uma reação química, o sulfato necessita de uma base para que ocorra a neutralização. Dessa forma, formam-se compostos como o sal inorgânico, tendo como resultado o sulfato.
Para explicar de forma prática, observe esse exemplo de reação química como ácido sulfúrico:
Ácido sulfúrico + Base → Sal (sulfato) + Água
H2SO4 + 2 COH → C2SO4 + 2 H2O
Agora, observe este outro exemplo de reação química que tem como resultado o sulfato de potássio:
H2SO4 + 2 KOH → K2SO4 + 2 H2O
Além disso, existem sulfatos que são mais solúveis em água do que outros. Entretanto, sulfato de cálcio (CaSO4), sulfato de estrôncio (SrSO4), sulfato de bário (BaSO4) e sulfato de chumbo (PbSO4) são exceções.
Isso ocorre porque os sais que contêm íon possuem elevada energia de ligação entre determinados cátions, como Ca2+, Sr2+, Ba2+ e Pb2+ e o sulfato. Além disso, os sais possuem carga +2 e o ânion sulfato é caracterizado por possuir carga -2.
Nomenclatura dos sulfatos
A nomenclatura dos sulfatos é denominada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC ), seguindo a seguinte regra: sulfato de + nome do elemento ligado a ele.
Para que a fórmula dos sulfatos seja composto é necessário trocar a carga dos íons pelo índice dos elementos. Entretanto, quando o número 1 estiver no índice, ele não precisa aparecer de forma escrita.
Assim, observe alguns exemplos da nomenclatura de alguns tipos de sulfatos:
Na+1 SO42- → Na2SO4→ sulfato de sódio
Mg+2 SO42- → MgSO4→ sulfato de magnésio
Ca+2 SO42- → CaSO4→ sulfato de cálcio
Ba+2 SO42- → BaSO4→ sulfato de bário
Al+3 SO42- → Al2(SO4)3→ sulfato de alumínio
Onde os sulfatos são encontrados
Os sulfatos são compostos químicos encontrados naturalmente como minerais na terra. Assim, podem ser encontrados em abundância na natureza. Além disso, os exemplos mais comuns são os sulfatos na forma de retículos cristalinos.
Dessa forma, os sulfatos mais comuns encontrados na natureza na forma de minerais são:
- Barita → sulfato de bário;
- Gipsita → sulfato de cálcio;
- Celestita → sulfato de estrôncio;
- Anglesita → sulfato de chumbo;
- Glauberita → sulfato duplo de cálcio e sódio: CaNa2(SO4)2;
- Alúmen potássico (calinita) → sulfato duplo de potássio e alumínio hidratado: KAl(SO4)2.11H2O
Além disso, os sulfatos podem ser encontrados no cotidiano. Dentre os exemplo mais comuns estão o sulfato de cálcio, utilizado na fabricação do giz escolar. Por fim, quando esse elemento se encontra na forma di-hidratada, (CaSO4 . 2H2O) e sofre aquecimento, forma-se o sulfato de cálcio hemi–hidratado (CaSO4 . ½ H2O).
Assim, a partir desse composto é possível a fabricação de gesso, moldes de odontologia, na construção civil e em tintas. Além disso, existe também o sulfato de magnésio (MgSO4), sendo muito utilizado em massagens e banhos relaxantes.
O que achou da matéria? Se gosta de química, confira também o que são Reações Orgânicas e como ocorre a Corrosão de Metais.
Fontes: Portal São Francisco, Brasil Escola e Info Escola
Fonte imagem destaque: Blog Lab