Os substantivos coletivos são termos que remetem ao agrupamento de pessoas, coisas, seres, objetos, além de animais de igual espécie. Eles são substantivos comuns que, embora se encontrem no singular, designam um conjunto acima referido, desde que da mesma espécie.
Em regra, deve haver condição especial para se aplicar a significação. Também é possível existir mais de um coletivo para cada caso, só que isso depende da condição dos objetos.
Os Substantivos Coletivos de Animais
Os substantivos coletivos de animais podem ser a alcateia de lobos, o bando de pássaros, além do cardume de peixes. A cáfila de camelos ou dromedários, o enxame de abelhas, a nuvem de gafanhotos, assim como a tropa de equinos e muares.
Tem também a boiada de bois e a burricada de burros, a matilha de cães e a vara de porcos. E vale ressaltar alguns termos curiosos, como a gataria que é o coletivo de gato, além do fato que é de cobras, e a trompa de lhamas.
Os Substantivos Coletivos de Plantas
Os substantivos coletivos de plantas podem ser o arvoredo ou o bosque, de árvore; ou o cacho de certas frutas. A flora é de plantas de uma região, já no herbário estão plantas que secaram.
No pomar ficam as plantas frutíferas, só que o ramalhete é de flores, a réstia é de alho ou cebola e a penca é de frutas.
Os Substantivos Coletivos de Pessoas
Entre os substantivos coletivos de pessoas estão a caravana, que é de viajantes, além do batalhão de soldados. O conclave e o consistório se referem a cardeais, a corja é de malandros e a docência é de professores.
No elenco estão os atores, no exército os soldados, na família os parentes, assim como na multidão muitos seres humanos. A fâmula é de mendigos, a orquestra é de instrumentistas, a plêiade de artistas, já a quadrilha é de bandidos.
Os Substantivos Coletivos Referentes a Tempo
Podemos destacar entre os substantivos coletivos referentes a tempo: o dia = 24 horas, além da semana = sete dias. O mês = trinta dias, a novena é de nove dias, o bimestre equivale a dois meses, além disso, o semestre tem seis meses.
Há também o andecamestre de onze meses, o ano de doze meses, o biênio de dois anos e o triênio de três anos. Destaque igualmente para o lustro, que é o período de cinco anos, além da década que equivale a dez anos. O século é coletivo de cem anos, o sesquicentenário de 150 anos, só que o milênio alcança mil anos.
Leia também sobre a Metonímia, o que é, como usar e diferenças entre figuras de linguagem.
Fonte: Michaelis, Só Português, Toda Matéria, Info Escola e Wikipédia.
Fonte das imagens: Twitter, Diário de Classe, Youtube, Significado, Santo Remédio.