História

Revolução Puritana – Causas e consequências da guerra civil inglesa

A Revolução Puritana foi um conflito entre a monarquia e o parlamento. A monarquia absolutista se transformou em um Estado liberal-burguês.

Atualizado em 10/08/2020

A forma de poder que reinava na Inglaterra era a monarquia absolutista. Assim, a Revolução Puritana, também conhecida como Guerra Civil Inglesa, modificou a forma o poder. Logo, a monarquia se transformou em Estado liberal-burgues.

Dessa forma, a Revolução Puritana só foi possível devido ao desenvolvimento comercial pelo qual a burguesia e aristocracia rural passavam. Assim, a revolução foi o estopim à um governo em crise e às ordens da igreja.

Neste sentido, a Guerra Civil Inglesa foi uma oposição religiosa, política, social e econômica. Além disso, diversos grupos que defendiam interesses distintos se envolveram na Revolução como os parlamentares, monarquistas e grupos protestantes.

Antecedentes da Revolução Puritana

Todo o conflito teve início logo após a morte da Rainha Elizabeth I, em 1603, na Casa Tudor –  casa real inglesa de origem galesa. Desta forma, como não tinha marido e não aceitou se casar, quem a sucedeu foi o rei James Stuart. Assim, ele era filho da rainha Maria Stuart, da Escócia.

Revolução Puritana - Causas e consequências da guerra civil inglesa
Fonte: Anglophile

Contudo, os súditos católicos tinham esperança que a Rainha dos Escoceses, Maria, chegasse ao trono logo após a morte de Elizabeth I. Porém, não foi o que aconteceu, pois Maria estava presa acusada pela morte da Rainha  Elizabeth.

Além disso, mudanças no papel dos militares em relação ao governo começaram a acontecer. Logo após, outros aspectos foram fundamentais para que os conflitos se iniciassem.

Assim, os nobres começavam a perder espaço no governo, além da Câmara dos Comuns mudar sua função. Deste modo, via-se a poder tornar-se semelhante à Câmara dos Lordes no Parlamento.

Por consequência, a nobreza também não tinha papel tão significante quanto antes e a Igreja Católica vinha perdendo a relevância.

Revolução Puritana

A guerra civil teve início quando Carlos I assumiu o lugar de seu pai, Jaime I, em 1625. Dessa forma, seu reinado foi responsável por mudar drasticamente a forma de governo na Inglaterra. Assim, Jaime I havia se aliado à Igreja Católica, além de fortalecer ideologias do conservadorismo.

Revolução Puritana - Causas e consequências da guerra civil inglesa
Fonte: Brainly

No contexto geral, os ingleses mantinham como forma de economia um sistema feudal bastante elitizado. Além disso, possuía sua economia totalmente dependente da Irlanda. Assim, Carlos I almeja cobrar da sociedade um valor mais alto nos impostos. Porém, era necessário pedir permissão ao Parlamento.

Entretanto, a resposta do Parlamento foi direcionada aos impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército. Assim, insatisfeito com a situação, Carlos I ordenou que o Parlamento fosse fechado, porém, aceitou todas as medidas impostas.

Dessa forma, mais impostos começaram a ser cobrados e os burgueses se viam no prejuízo com os valores exorbitantes. Assim, criaram uma espécie de revolta e decidiram não pagar os impostos. Por esta razão, uma crise econômica se instalou e o Parlamento se dividiu em associações:

  • Diggers: eram parlamentares liberais que prezavam pela reforma agrária. Além disso, defendiam que distribuição de terras fosse mais igualitária para o desenvolvimento da atividade agrícola.
  • Levellers: eram os parlamentares conservadores. Logo, preservavam o direito de praticar o catolicismo sem restrições, além de serem adeptos à igualdade jurídica.

O fim e as consequências

Os Parlamentares estavam preparados para tudo com o intuito de se manterem no poder. Porém, Oliver Cromwell comandou os militares para lutares contra os monarcas. Assim, em 1649, o rei Carlos I foi capturado, morto e decapitado pelo exército.

Revolução Puritana - Causas e consequências da guerra civil inglesa
Estátua de Oliver Cromwell. Fonte: Stoodi

Dessa forma, Cromwell chegava ao poder e tomava cargo como novo presidente do Conselho de Estado. Além disso, ele dividiu as terras do reino para os camponeses que o ajudaram na luta contra os parlamentares.

Entretanto, após assumir totalmente o poder no sistema que era agora Republicano, Cromwell se desfez das camadas mais baixas que participavam das decisões políticas. Assim, seu governo foi responsável por ordens severas e autoritárias. Logo, em 1649 a Guerra Civil Inglesa havia acabado e a República se instalou.

Gosta de história? O que acha de conferir esses outros textos sobre Revolução Francesa, o que foi? – História, causas, fases e consequências, além de entender O que foi a Revolução Industrial e como ela mudou o mundo?

Fontes: História do Mundo, Info Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Cultura Brasil

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.