Antes de mais nada, o princípio de Pascal é uma lei da mecânica de fluidos, que envolve a variação de pressão hidráulica em um determinado fluido em equilíbrio. Esta lei aproveita alguns estudos da hidrostática e tem ligação com o Teorema de Stevin.
O princípio foi descoberto por Blaise Pascal, que era um filósofo, físico e matemático francês e concentrou suas pesquisas em áreas como a teologia, a hidrostática e a geometria, além da probabilidade e análise combinatória.
Nesse sentido, o enunciado do princípio de Pascal se baseia na ideia de que a pressão aplicada sobre um fluido que se encontra em equilíbrio estático é distribuída de maneira igual e ocorre sem perdas para todas as partes, inclusive para as paredes do recipiente.
Fórmula do princípio de Pascal
Sendo o princípio de Pascal uma lei que afirma que a pressão aplicada em fluidos em equilíbrio é distribuída de maneira igual e sem perda das partes, a fórmula pode ser descrita da seguinte maneira:
F1 = F2
— —
A1 A2
Onde:
F1 e F2 = forças aplicadas ao recipiente
A1 e A2 = áreas do recipiente
A unidade usada para medir essa grandeza é o Pascal (Pa), em homenagem ao cientista que descobriu o princípio. Todavia, a pressão é uma grandeza definida pela razão entre a força aplicada e a área de aplicação.
Aplicações
Este princípio tem algumas aplicações práticas, como os sistemas hidráulicos de máquinas, além de estar presente também na mecânica dos sistemas de freios automotivos.
Neste exemplo, um cilindro hidráulico utiliza o óleo, multiplicando forças para poder atuar sobre as rodas, fazendo a frenagem do automóvel.
Todavia, outra aplicação são as prensas hidráulicas, que multiplicam as forças em um sistema. Assim, utilizam êmbolos de diferentes áreas, movidos por líquidos compressíveis. Elevadores hidráulicos, daqueles de postos de gasolina e de oficinas mecânicas também são exemplos da aplicação.
Nesse sentido, a dinâmica do princípio de Pascal também se aplica em elevadores para troca de óleo, em acionadores de caminhões basculantes, prensas industriais, barragens, caixas d ‘água e sistema de amortecedores em geral.
Princípio de Pascal – Experimento
Antes de mais nada, o efeito do princípio de Pascal é possível ser observado em vários exemplos. Um deles pode ser quando assopramos um cano de forma contínua, inserido em uma garrafa fechada, com dois tubos abertos e de mesmo diâmetro, de forma que conecte o fluido no interior com o meio exterior.
Nesse sentido, quanto mais ar for bombeado para dentro desta garrafa, maior é a pressão no seu interior. Consequentemente, maior também será a coluna de líquido que se forma nos tubos em questão.
Todavia, independente da direção e da profundidade em que a extremidade inferior dos tubos estiver inserida, o líquido que se encontra no interior de cada um destes tubos alcançará a mesma altura, pois estão todos sujeitos à mesma pressão.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Princípio da Incerteza, o que é? Definição, quem criou e para que serve.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Uol
Imagens: Conceitos, Física Ilustrada, Toda Matéria, Estado de Minas, Temas da Bíblia