Ciências

Porcentagem, o que é, como calculá-la e aplicações práticas

A porcentagem vem dos tempos antigos, embora seja amplamente utilizada na atualidade, fazendo parte do cotidiano de todos nós.

Atualizado em 08/11/2019

A porcentagem é uma medida que representa uma razão e se baseia no denominador 100. Ela também revela a comparação de uma parte com o todo, assim como é representada pelo símbolo %.

Vale ressaltar, entretanto, que há outras formas de se grafar um valor em porcentagem. É que ele pode ser expresso como uma fração centesimal, ou seja, com denominador igual a 100. Pode também ser manifesta na forma de um número decimal.

Ela é uma maneira de exprimir uma proporção ou então uma relação entre dois valores. Isto é, um representa a parte e o outro, o inteiro, partindo de uma fração que tem o denominador 100. Simplificando, significa fazer a divisão de um número por 100.

Contexto Histórico

Acredita-se que o símbolo % tenha surgido da expressão matemática x/100. Mas há também quem sugira que a evolução tenha vindo da expressão latina “per centum”. Fato é que, em sua grafia atual, o % é conhecido desde a metade do século XVII.

Saiba o que é a porcentagem e aprenda como calculá-la

Ainda na discussão da história do símbolo, ele no início era escrito “per 100” ou “per c”. Em um manuscrito de 1425 foi encontrado um círculo acima da letra “c”.

Com o correr dos anos, teria o termo “per” sumido, posto que o “c” já evoluíra para um segundo círculo. Por fim, acrescente-se que embora seja um nome latino, a ideia de representar valores com base em uma centena é creditada aos gregos.

As maneiras de calcular a porcentagem

A porcentagem pode ser calculada de maneiras diversificadas, só que as mais usadas são:

  • a regra de três
  • a alteração da porcentagem numa fração tendo o denominador igual a 100
  • a alteração da porcentagem em número decimal

O modo mais recomendado para se resolver um problema deve ser escolhido com critério.

Saiba o que é a porcentagem e aprenda como calculá-la

Se desejarmos calcular 10% de 1000, utilizando a regra de três vamos imaginar que 1000 é o todo: 100%. Já “x” representa o valor a ser encontrado. A regra de três será escrita assim:

valor       porcentagem

1000                100%

X

x                   10%

Onde: 100.x = 1000.10   x = 10.000/100 = 100.

Se quiser resolver a operação utilizando frações, no entanto, o passo inicial é transformar a porcentagem numa fração, tendo um denominador = 100:

10% = 10/1000 = 1/100. Na sequência, 1/100 x 1000 = 100.

Por fim, há a possibilidade de se transformar a porcentagem em um número decimal: 10% = 0,1. Então se calcula: 0,1 x 1000 = 100

O resultado é igual nas três formas, posto que 10% de 1000 é sempre igual a 100.

A porcentagem no dia a dia

Saiba o que é a porcentagem e aprenda como calculá-la

No nosso cotidiano é natural convivermos com porcentagens. Nas vitrines das lojas vemos estampado em letras coloridas: “todo o estoque com 30% de desconto”.

Às vezes, quando vamos comprar algo no crediário, o vendedor diz que há um acréscimo de juros e logo pega a calculadora para calcular a porcentagem.

Se é uma multa de excesso de velocidade de trânsito que chega, nesse ínterim há ali a indicação de quantos por cento é a tolerância. De modo que a porcentagem, embora se trate de um conceito muito antigo, continua a ser empregada no dia a dia. Então é preciso compreendê-la e saber sua aplicação.

Leia também sobre a Tabela Periódica, o que é, função, história, elementos, famílias.

Fonte: Só Matemática, Porcentagem, Info Escola, Matemática Básica, Brasil Escola, Racha Cuca, Stoodi, Prof. Cardy, Mundo Vestibular.

Fonte das imagens: Todo EstudoYoutube, Regra de TrêsElo 7.