A poluição da água vem das modificações da sua qualidade, transformando-a em imprópria para o consumo. Ela também se torna nociva aos organismos vivos habitantes em seu meio.
A poluição é feita em sua maioria pela intervenção do homem, através de atividades agrícolas, industriais e domésticas. Embora a natureza também polua, como por exemplo os vulcões que lançam lavas no mar.
Mas até os lixões, o esgoto mal cuidado e os aparentemente inofensivos detergentes podem poluir. Há também uma grande preocupação com as formas de sepultamento, pois o necrochorume é um poluente.
O que causa a poluição da água?
A própria Natureza pode provocar a chamada poluição hídrica, como através dos deslizamentos naturais. Também as atividades vulcânicas provocam a contaminação, principalmente por enxofre.
Os animais que morrem dentro dos mananciais, assim como a proliferação de algas são igualmente exemplos poluentes.
Mas a causa maior da poluição da água é a ação do ser humano. Essas intervenções ruins podem se dar por atividades agrícolas, industriais ou domésticas.
A atividade agrícola
A chamada atividade agrícola pode ser considerada potencialmente poluidora, pelo uso de venenos e outros poluentes. A aplicação de pesticidas e fertilizantes químicos chega a infiltrar no solo, podendo assim atingir o lençol freático.
É que as substâncias empregadas na fabricação desses produtos podem se dissolver com a chuva e assim contaminar a água.
O uso de agrotóxicos é cada vez mais intenso no Brasil, principalmente em lavouras de cultivo de tomate e hortaliças. Essa prática sem controle está poluindo em escala crescente os rios, levando também os resíduos para os oceanos.
A atividade industrial
Já nas atividades industriais, o maior impacto vem do derramamento de petróleo, posto que pode afetar fauna e flora. A extração petrolífera em águas profundas pode provocar sérios danos, como os desastres ecológicos.
É que durante a extração do produto pode ocorrer vazamento, assim como durante o transporte. Por outro lado, a atividade das indústrias é sempre poluente, já que gera resíduos tóxicos. Eles poluem o ar, podendo também contaminar os rios e oceanos.
A atividade doméstica
Dentre as atividades domésticas, o esgoto é certamento o que mais polui a água. É que além dos dejetos humanos, também há o uso de detergentes, que causam grande dano ambiental. Eles provocam a multiplicação do fitoplâncton e algas, afetando o ecossistema.
Os lixões mal conservados também provocam a contaminação da água, assim como os aterros sanitários mal instalados. E que dizer de regiões onde não há sequer fossa séptica e o esgoto doméstico é lançado diretamente na água?
Quando o lixo é mal descartado, o chorume infiltra no lençol freático, com isso poluindo diretamente a água.
O necrochorume é grande fonte de poluição
O necrochorume é uma espécia de chorume que provêm da decomposição dos cadáveres nos cemitérios. Trata-se de um líquido viscoso que tem em sua composição 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas.
Há ali duas substâncias muito tóxicas que são a putrescina e a cadaverina. O necrochorume sai dos cadáveres e infiltra no solo, contaminando o lençol freático e até aquíferos.
A problemática do excelso de geração de necrochorume é a forma como os sepultamentos são realizados. É prejudicial caixões que muito duram, assim como os paramentados com metais.
Igualmente a sepultura de concreto, lacrada e sem contato do corpo com a terra aumenta a poluição. É que a falta de oxigênio faz com que a decomposição seja mais lenta, gerando assim crescimento de poluentes.
Os cemitérios ecológicos
Para prevenir a poluição da água, na Europa já existem os chamados cemitérios ecológicos. O caixão tem que ser biodegradável, posto que fabricado de madeira não tradada. Existem também caixões bem simples, já que feitos de papelão ou até de palha.
Já há empresas que fornecem caixões fabricados com amido de beterraba ou batata, isto é, biodegradáveis.
A compostagem humana
Visando ainda findar a poluição da água, nos Estados Unidos há um projeto de transformar o corpo em húmus. É um processo semelhante à compostagem.
Durante o enterro, o cadáver é coberto por serragem, posto que isso favorece a propagação de micro-organismos. Acredita-se que em cerca de um ano o corpo vira adubo que servirá para fertilizar o solo.
Leia também sobre o que é poluição do ar? Causas, tipos de poluentes e consequências.
Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, eCycle, Escola Kids, Sua Pesquisa, Ecossistema Global, Mundo Educação, Stoodi, Cola da Web.
Fonte das imagens: Stoodi, Exame, Veja, Sindicato dos Metalúrgicos, Veja, Sonhos,