Antes de mais nada, poemas de forma fixa são textos líricos que respeitam as mesmas características no que diz respeito à sua forma e sua estrutura, como o número de versos, a quantidade de estrofes e os esquemas de rimas.
Nesse sentido, os poemas de forma fixa se apresentam em diferentes tipos, como é o caso do soneto, do rondó e do haicai, por exemplo. Cada um desses textos possui regras formais distintas, diferindo-os de maneira sutil.
Todavia, enquanto manifestação literária, a origem dos textos líricos remonta a tempos antigos, como o caso do soneto, criado no século XIV e presente na obra de escritores e poetas, como Luís de Camões e Vinícius de Moraes.
Poemas de forma fixa: tipos e exemplos
1 – Soneto
Antes de mais nada, o soneto tem origem no século XIV e é um dos poemas de forma fixa mais conhecidos. É constituído por dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (com três versos). Todavia, explora a mesma ideia do primeiro ao penúltimo verso, que vai terminar com uma síntese do assunto.
Todavia, na Literatura, muitos poetas ficaram famosos por escrever sonetos. Nesse sentido, Camões, Antero de Quental e Bocage são considerados como os grandes sonetistas em língua portuguesa.
2 – Trova
Todavia, a trova, um dos tipos de poemas de forma fixa, é conhecida como quadra e apresenta apenas uma estrofe, composta por quatro versos heptassílabos (com 7 sílabas). Exemplo:
“Se sou alegre ou sou triste?
Francamente, não o sei.
A tristeza em que consiste?
Da alegria o que farei?”
3 – Balada
Todavia, a balada tem origem na França e é um dos poemas de forma fixa que apresenta três oitavas e uma quadra, composta por versos octossílabos (com oito sílabas).
4 – Rondó
Antes de mais nada, este tipo de poema de forma fixa também tem origem na França medieval e é apresentado geralmente em três estrofes, com um total de treze versos (duas quadras e uma quintilha).
5 – Sextina
Todavia, este tipo de poema se apresenta em seis estrofes, compostas por seis versos (sextilha) e um terceto.
6 – Haicai
O haicai é um dos tipos de poemas de forma fixa com origem japonesa, criado no século XVI. Todavia, sua estrutura é composta por um primeiro verso com 5 sílabas, um segundo verso com 7 sílabas e o terceiro com 5 sílabas. Exemplo:
Vozes das aves.
Nessas horas, um poeta
não tem mais mundo.
(Matsuo Bashô)
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Poema e poesia – O que é cada um e qual a diferença entre eles.
Fontes: Toda Matéria, Português, Aulete
Imagens: Agência Bori, Mobile Me, URCAMP, Revista Prosa Verso e Arte