Na língua portuguesa temos o período simples e o período composto. Por isso, é preciso saber diferenciá-los. Mas, antecipadamente, é necessário entender o que é oração. Basicamente, cada oração possui apenas uma ação verbal, ou seja, se a frase possuir mais de um verbo, ela tem duas orações.
As orações são divididas em absolutas, principais, coordenadas e subordinadas.
O período simples é aquele que tem apenas uma oração e consegue, dessa forma, dar um sentido completo à frase. Logo, possui apenas um verbo. Além disso, é importante lembrar que períodos representam unidades sintáticas.
Período Composto
Em síntese, o período composto é definido quando há duas ou mais orações em um enunciado. Em outras palavras, para ser considerado período composto, é necessário possuir mais de um verbo.
O período composto pode ser definido em composto por Coordenação ou Subordinação, sendo assim:
Por coordenação
Neste caso, as orações que compõem o período composto são todas independentes. Nesse sentido, elas não exercem função sintática. Além disso, podem ser sindéticas ou assindéticas, dependendo da utilização ou não de uma conjunção.
Como as orações não estão interligadas, elas podem ser separadas e, neste caso, nenhuma delas perderá o sentido. Para entender melhor o período composto por coordenação, veja os exemplos a seguir:
- João recebeu uma herança e comprou um carro.
Nesse caso, o período composto pode ser dividido em:
- João recebeu uma herança;
- João comprou um carro.
Observe a frase: Lavou o cabelo / trocou de roupa/ e foi para o shopping
Todas as orações são coordenadas, entretanto as duas primeiras são assindéticas e a última é sindética (por causa da conjunção).
Bem como, elas podem ser classificadas em 1.Aditivas, 2.Adversativas, 3.Alternativas, 4.Conclusivas e 5.Explicativas
- Juliana comprou banana e morango.
- Eu chamei meu amigo para almoçar, mas ele não quis ir.
- Ou eu faço a tarefa de casa ou não consigo a nota.
- Kelly já comprou a passagem, portanto ela vai comigo.
- E melhorei porque fui ao médico.
Por subordinação
A diferença do período composto por subordinação em relação ao composto por coordenação é que, nesse caso, uma das orações é dependente da outra, não podendo ser separadas. Portanto, fazem função sintática em relação à oração principal.
Além disso, o período composto é dividido em substantivas, adjetivas e adverbiais. Sendo assim, as substantivas fazem a função de um substantivo e são classificadas em: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa e apositiva.
- Exemplo: Lembra-se de fazer as compras.
Já o período composto de orações subordinadas adjetivas, como o nome já indica, é as que fazem a função de adjetivo. Elas podem ser divididas em: explicativa e restritiva.
- Exemplos: A Ana, que é a melhor aluna da turma, não conseguiu fazer a prova.
Por último, as subordinadas adverbiais conseguem realizar a função de um advérbio. Assim como as outras, elas possuem vários tipos, sendo eles: causal, consecutiva, final, temporal, condicional, concessiva, comparativa, conformativa e proporcional.
Logo, no período composto adverbial vai utilizar os adjuntos adverbiais.
- Exemplo: temos que amar igual Jesus amou
Período composto misto
De forma que o próprio nome já diz, é a mistura entre oração coordenada e subordinada em um mesmo período composto. Além disso, se uma oração tiver outra que seja dependente dela ela se torna a oração principal em relação à oração subordinada.
- Exemplo: Aguardo / você me ligar novamente / e me chamar para sair.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Verbo transitivo.
Fontes: Norma Culta, Toda Matéria e Só Português
Imagens: Grupo Escolar, Canal do Ensino, Colégio Web e Concursos no Brasil.