História

Pedro Álvares Cabral, quem foi o 1º europeu a pisar no Brasil?

Pedro Álvares Cabral foi o comandante da esquadra portuguesa que aportou pela primeira vez no Brasil, além de ter prestado bons serviços a Portugal.

Atualizado em 25/04/2019

Pedro Álvares Cabral foi um navegador da Marinha Portuguesas que descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. A esquadra chegou onde hoje é Porto Seguro, na Bahia, oito anos após Cristóvão Colombo ter pisado na América.

Após percorrer parte da costa recém-descoberta, ele seguiu para as Índias. Esse era o motivo principal de sua viagem, só que ali foi recebido com Calecute. Após bombardear a cidade, ele conseguiu negociar com sucesso em outra cidade: Cochim.

Apesar de sua importância, Cabral deixou de ser o preferido do Rei e morreu no esquecimento. É que Vasco da Ganha se tornara o herói nacional por suas façanhas extraordinárias.

A história de vida de Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral nasceu possivelmente em 1467 ou 1468, na Região de Beira Baixa, em Portugal. Muito pouco se sabe, com certeza, sobre sua vida, posto que raros são os arquivos que o mencionam.

Nascido em uma família rica e nobre, ainda jovem ele foi estudar com os mestres da Corte de Afonso V. E com apenas dezesseis anos de idade, foi nomeado fidalgo por D. João II, um título de grande distinção.

Saiba da vida de Pedro Álvares Cabral, primeiro europeu a pisar no Brasil
Pedro Álvares Cabral

Ainda jovem acumulou bastante experiência em navegação e diplomacia. Tornou-se um comandante militar, navegador, assim como explorador de Portugal, sendo oficialmente o primeiro europeu a pisar no Brasil.

Posteriormente, entretanto, ele deixou de ser o preferido do Rei, já que o grande herói nacional era Vasco da Gama. Esquecido, mudou-se para cidade portuguesa de Santarém, onde faleceu em 1520.

A chegada à terra brasileira

O lendário navegador Vasco da Gama havia sido bem-sucedido na empreitada de chegar às Índias, em 1498. Com isso abriu-se a possibilidade de lucros com a exploração da nova rota comercial para o oriente.

Dessa forma, Pedro Álvares Cabral foi o encarregado de repetir o feito, sendo que o próprio Vasco o orientou a contornar o Cabo da Boa Esperança. Ocorre que Cabral, num mistério que persiste até hoje, fez um desvio para Sudoeste.

Saiba da vida de Pedro Álvares Cabral, primeiro europeu a pisar no Brasil

Por essa razão ele chegou à atual Porto Seguro, na Bahia, em 22 de Abril de 1500. O novo território foi chamado inicialmente de Monte Pascoal, posto que estavam em época de celebração da Páscoa.

Como o intuito naquele momento era chegar ao Oriente, pouca importância foi dada à descoberta.  O território foi denominado à primeira vista de Terra de Vera Cruz, por serem os portugueses católicos.

O escrivão-mor da armada, Pero Vaz de Caminha, escreveu uma carta ao Rei descrevendo suas impressões sobre o descobrimento. Mais tarde, levando-se em conta que as terras estavam no lado de Portugal no Tratado de Tordesilhas, foi oficialmente reivindicada.

A continuação da viagem

Era preciso continuar viagem. Então Pedro Álvares Cabral determinou o reabastecimento, posto que prosseguiram na direção do Leste. Precisavam retomar a viagem rumo à Índia. Quando estavam no Atlântico Sul, entretanto, uma forte tempestade os atingiu e sete navios naufragaram.

Saiba da vida de Pedro Álvares Cabral, primeiro europeu a pisar no Brasil

Chegaram então a Calecute, na Índia, apenas as seis embarcações que restaram. As negociações com os comerciantes locais foi inicialmente bem-sucedida, ocorre que houve uma mudança de ideia. Eles concluíram que a entrada de Portugal naquela linha comercial os prejudicaria futuramente.

Repentinamente, então, a esquadra portuguesas foi violentamente atacada por muçulmanos e hindus. Com isso o entreposto português foi totalmente destruído e muitas vidas se perderam. Inclusive Pero Vaz de Caminha faleceu vitimado pelos ataques. Cabral decidiu então bombardear a cidade e depois rumou para Cochim, outra cidade-estado indiana.

Lá o tratamento foi diferente, posto que ele fez amizade com o governante. Seus navios retornaram para Portugal cheios de preciosas mercadorias. E apesar de tantas baixas, a viagem que empreendeu foi considerada pelo Rei como um sucesso.

Lei também sobre Pero Vaz de Caminha, quem foi o narrador da descoberta do Brasil?

Fonte: Wikipédia, Mega Curioso, Toda Matéria, Só História, Info Escola, eBiografia, Sua Pesquisa, Incrível História, Resumo Escolar, Desciclopédia.

Fonte das imagens: Wikipédia, Wikipédia, Wikipédia, Best Time Tour.