Geografia

Você conhece Palmanova? Saiba porque ela é considerada a cidade estrela

A cidade de Palmanova, na Itália, tem um toque especial. Entenda porque ela é considerada a cidade estrela

Atualizado em 26/10/2015

Você já ouviu falar na cidade de Palmanova? Ela é uma pequena cidade localizada no norte da Italia, região do Friuli-Venezia Giulia no distrito de Udine. Se não conhece, certamente conhece sua vizinha famosa: Veneza, situada a 111 km da cidadezinha.

Palmanova foi construída por volta de 1500 e até hoje possui cerca de 5 mil habitantes, se não fosse por sua forma arquitetônica de uma vista aérea, talvez ela seria sim apenas mais uma entre as tantas charmosas cidades pequenas europeias.

No entanto, a pequena cidade europeia, chama bastante atenção pelo fato de ter sido erguida, com intenção: em formato de uma estrela com nove pontas e apenas três saídas. A cidade é totalmente murada, e tem se mantido conservada ao longo do tempo.

Veja primeiramente algumas paisagens internas da cidade:

Palmanova-IMG_3159
Catedral de Palmanova só foi abençoada em 1777, quando também foi incluída no Arcebispado de Udine.
Palmanova
Por dentro, muito parecida com outras cidades pequenas na europa.

Parece uma cidadezinha comum, não é mesmo?

Arquitetura da cidade estrela

Palmanova foi projetada pelo artista e arquiteto Vincenzo Scamozzi e possui diversas peculiaridades que pouca gente conhece.O formato da cidade nem sempre foi aceito. Na época da construção, o povo considerou a forma de estrelas para a cidade algo inabitável.

Dessa forma, apenas em 1622 a cidade foi realmente foi habitada e a ocupação não foi livre mas sim de forma forçada. Veneza sofria decadência, e foi obrigada a perdoar muitos criminosos, assim acabou oferecendo lotes em Palmanova como recompensa.

Agora entenda o porquê da fama de Palmanova como cidade estrela.

img_paragrafo_palmanova

23725

A cidade de estrela já foi considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO

awebic-palmanova-1

awebic-palmanova-7
Em seu formato de estrela, a cidadezinha possui apenas três saídas, veja como é uma delas

awebic-palmanova-12

Ficou com vontade de conhecer melhor a Palmanova? Sim, um Drone já passou pela cidadezinha e as imagens são surpreendentes, confira: