Você já ouviu falar na cidade de Palmanova? Ela é uma pequena cidade localizada no norte da Italia, região do Friuli-Venezia Giulia no distrito de Udine. Se não conhece, certamente conhece sua vizinha famosa: Veneza, situada a 111 km da cidadezinha.
Palmanova foi construída por volta de 1500 e até hoje possui cerca de 5 mil habitantes, se não fosse por sua forma arquitetônica de uma vista aérea, talvez ela seria sim apenas mais uma entre as tantas charmosas cidades pequenas europeias.
No entanto, a pequena cidade europeia, chama bastante atenção pelo fato de ter sido erguida, com intenção: em formato de uma estrela com nove pontas e apenas três saídas. A cidade é totalmente murada, e tem se mantido conservada ao longo do tempo.
Veja primeiramente algumas paisagens internas da cidade:
Parece uma cidadezinha comum, não é mesmo?
Arquitetura da cidade estrela
Palmanova foi projetada pelo artista e arquiteto Vincenzo Scamozzi e possui diversas peculiaridades que pouca gente conhece.O formato da cidade nem sempre foi aceito. Na época da construção, o povo considerou a forma de estrelas para a cidade algo inabitável.
Dessa forma, apenas em 1622 a cidade foi realmente foi habitada e a ocupação não foi livre mas sim de forma forçada. Veneza sofria decadência, e foi obrigada a perdoar muitos criminosos, assim acabou oferecendo lotes em Palmanova como recompensa.
Agora entenda o porquê da fama de Palmanova como cidade estrela.
A cidade de estrela já foi considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO
Ficou com vontade de conhecer melhor a Palmanova? Sim, um Drone já passou pela cidadezinha e as imagens são surpreendentes, confira: