Saúde

Óculos e lentes comuns podem ser substituídas por lente de LCD

Você sabia é possível fazer lente para os olhos com cristal líquido? Veja que tipo de visão pode ser corrigida com a lente de LCD

Atualizado em 28/10/2015

Se você utiliza óculos ou lentes de contato, saiba que, dependendo do seu problema de visão, você poderá substituir esses dois tratamentos clássicos pela inovação que é uma lente de LCD.

Você não leu errado: pesquisadores estão devolvendo uma lente para os olhos em cristal líquido, o mesmo LCD da tela do da sua TV, notebook ou computador.

Essa pesquisa está sendo realizada por estudantes e ingleses, mais especificamente de Devesh Mistry. O projeto da lente de LCD é resultado de uma parceria com um fabricante de lentes de contato chamado UltraVision CLPL com a Universidade de Leeds. Algumas informações iniciais da pesquisa foram divulgadas pelo Science Alert.

lcd-lens_1024

Que tipo de problema de visão a lente de LCD pode tratar?

Cirurgia-de-olho-imagem-1

Infelizmente, as novas lentes de cristal líquido não são focadas para todos os problemas de visão, nessa fase inicial da pesquisa o foco são as pessoas com Presbiopia, que nada mais é do que a piora de visão com o avanço da idade, geralmente os olhos perdem gradativamente a capacidade de focalizar objetos muito próximos. (Talvez seja esse o motivo dos seus pais esticarem tanto o braço para ler). O nome popula da presbiopia é “vista cansada” e, em geral, começa aos 40 anos de idade.

Como funcionam e como é inserida no olho a lente de LCD

Cirurgia-laser

Depois que ficarem prontas, as lentes de LCD são colocadas de forma bastante delicada: por meio de um processo cirúrgico, um médico precisa inseri-la no interior da córnea.

As lentes fabricadas com cristais líquidos se ajustam automaticamente ao olho em resposta às solicitações dos músculos do olho. “As lentes têm uma estrutura ordenada como um cristal, mas também pode fluir como um líquido e responder aos estímulos”, explica o estudante.

Quando estarão disponíveis no mercado?

lente-de-contato-bionica-grande

As empresas e instituições vinculadas a essa pesquisa divulgaram que estão finalizando o protótipo da lente de LCD para lançamento em 2018, juntamente com a tese de doutorado dos estudantes envolvidos. Se tudo ocorrer bem, é provável que os implantes comecem a acontecer em 2025.

Quer entender um pouco melhor como funciona nossa visão? Confira o vídeo do MinutePhysics: