Obrigado ou obrigada? Diferenças, concordância verbal e uso adequado

É verdade que obrigado e obrigada devem ser utilizados dependendo do gênero de quem agradece? Entenda como funciona de uma vez por todas!

Obrigado

Você já se deparou com essa dúvida na hora de agradecer? De fato, muitas pessoas se confundem ao dizer obrigado ou obrigada. Isto porque, somos levados a misturar o termo em masculino ou feminino. Além disso, a palavra é um adjetivo, visto que não nos lembramos desse detalhe.

Dessa forma, o verbo obrigar é de origem do latim obligare, que significa que estamos ligados por meio do agradecimento à pessoa que nos fez um favor. Por isso, o uso adequado do termo é controverso, visto que muitas pessoas defendem que a palavra é invariável, não devendo ser utilizada com base no gênero.

No entanto, ainda existe a necessidade da concordância verbal na língua portuguesa. Isto explica o motivo da gramática estabelecer o uso adequado do agradecimento ao falar ou escrever, direcionando o termo para a pessoa que agradece. Ademais, é possível substituir por sinônimos ou interjeições.

Obrigado ou obrigada?

A forma correta de agradecimento é utilizar a concordância para o gênero masculino ou feminino. Em outras palavras, o homem deve dizer obrigado e a mulher deve dizer obrigada. Lembrando que, essa regra se aplica apenas a pessoa que agradece, e não a pessoa que é agradecida.

agradecimento
Palavra do dia

Dessa forma, a pessoa que agradece expressa o compromisso de retribuir o favor. Ao passo que, o homem se sente grato e a mulher se sente grata. Assim, isto também se encaixa no plural, quando os homens são obrigados e as mulheres são obrigadas.

  • Mulher: muito obrigada por tudo que você fez por mim;
  • Homem: muito obrigado por tudo que você fez por mim.

No entanto, pode-se utilizar sinônimos como grato (a) ou agradecido (a). A saber, outro termo muito utilizado para expressar agradecimento é o “valeu”. Por exemplo: Valeu por me ajudar!

Sobretudo, o termo de agradecimento pode ser utilizado como um substantivo, quando expressar reconhecimento. Por exemplo: “o nosso obrigado”. Neste caso, o certo é dizer sempre no masculino, independente do gênero.

Por fim, o que achou dessa matéria? Se gostou, corre pra conferir essa outra aqui: A maioria é ou são? Diferenças, concordância verbal e uso adequado

Fontes: Stoodi e Dicio

Imagens: Portunhol e Palavra do dia

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.