O intemperismo modifica as rochas pelos processos físicos, químicos e também biológico. Isso pode ocorrer tanto no interior quanto na superfície terrestre.
Ele não deve ser confundido com a erosão, posto que a precede. Mas está diretamente ligado à ação do clima e a forma de relevo.
Com sua ocorrência, a paisagem vai sendo modificada, com a modelação do relevo e surgimento do solo.
Agentes de Intemperismo
O intemperismo (ou meteorização) é a modificação física ou química das rochas e dos seus minerais. Ele atua diretamente no processo de modelar o relevo e assim age na formação do solo. Pode ocorrer também o intemperismo biológico, igualmente alterador.
Os agentes de transformação do relevo, sobre os quais o processo atua, podem ser endógenos ou exógenos. Os endógenos acontecem no interior da terra, já os exógenos se dão na superfície da Terra.
Pode se dar através das condições atmosféricas, a exemplo da temperatura e do clima. Mas pode ocorrer também por ação da água, dos ventos, dos tipos de rochas e do relevo.
A classificação do intemperismo
De acordo com a maneira que se manifesta, o intemperismo é classificado em físico, químico ou biológico.
O físico ou mecânico se dá quando a rocha se fragmenta, posto que forma vários sedimentos. Muito incide sobre ele a oscilação de temperatura e pressão, já que dilata a rocha e a quebra. É assim que se forma, por exemplo, a areia.
Já o químico ocorre através das reações químicas pela ação dos ventos, da água e da temperatura. A composição química das rochas é alterada e assim há uma transformação mineral profunda.
Os processos químicos de maior destaque são a hidratação, a oxidação e a hidrólise. Mas podemos mencionar também a redução, a carbonatação e a dissolução.
Por fim, o intemperismo biológico é ativado pela decomposição dos seres biológicos. Quando esse processo ocorre, dá-se a transformação das rochas e o enriquecimento do solo.
Intemperismo e erosão
Tanto o intemperismo quanto a erosão causam modificações no relevo, só que um não se confunde com o outro. É que o intemperismo ocorre anteriormente à erosão.
A erosão é o desgaste do solo e das rochas por conta do transporte de material e partículas. Ela pode ser causada tanto pelo processo natural, quanto pela atuação do próprio homem.
O clima e o relevo
Merecem destaque alguns fatores diretamente ligados ao intemperismo, como o clima e o relevo. O clima é considerado seu maior agente, posto que ele influencia no volume de chuva. Mas também a temperatura incide sobre a rocha e modifica a composição química dos minerais.
Em relação ao relevo, é ele que impõe o fluxo de água e o ritmo que ela vai infiltrar no solo. É que em regiões mais íngremes a água penetra em menor quantidade. Diferente do que ocorre, por exemplo, numa planície, posto que aqui a água não escorre com a mesma velocidade.
Não é interessante saber algo mais sobre o intemperismo? Então leia também sobre a Erosão: o que é, o que causa e quais as consequências para a Terra.
Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Estudo Prático, Educação, Alunos Online, Todo Estudo, Info Escola, Escola Kids, Cola da Web.
Fonte das imagens: DOC Player, Wikipédia, Net Nature, Net Nature, Deskgrant.