A sílaba é uma das unidades constitutivas das palavras e é formada por sons que são pronunciados por uma única emissão de voz. Dessa forma, a sílaba é formada por fonemas, ou seja, abrimos a boca para pronunciá-la apenas uma única vez. Em língua portuguesa, para que exista uma sílaba, é necessário haver uma vogal.
As sílabas podem ser classificadas de acordo com sua tonicidade, ou seja, quanto à força que é pronunciada na palavra. Assim sendo, existem dois tipos de sílabas: as tônicas e as átonas.
O que é sílaba?
Conforme mencionado anteriormente, as sílabas são uma unidade fundamental das palavras e são formadas necessariamente por vogais e podem apresentar ou não consoantes. Dessa forma, existem sílabas com as seguintes estruturas em língua portuguesa:
- vogal;
- consoante + vogal;
- consoante + consoante + vogal;
- consoante + vogal + consoante;
- vogal + consoante.
Para conseguirmos separar as sílabas de uma palavra, devemos levar em conta a emissão de som, por exemplo, a palavra PRIMAVERA:
PRI-MA-VE-RA
Note que todas as sílabas da palavra apresentam uma vogal, assim como conceituamos, e, ao falarmos, vamos perceber que cada uma das unidades é produzida por meio de apenas uma emissão de som.
Classificações
Existem as sílabas canônicas cuja composição é: uma consoante e uma vogal (C+V), nesta ordem, por exemplo: ad-je-ti-vo (em negrito são canônicas).
Ao contrário, não canônicas podem ser formadas somente por vogal (V) ou vogal e consoante (V+C), por exemplo: ad-je-ti-vo (em negrito não canônicas).
Por último, ainda há as sílabas abertas, que terminam por uma vogal. Exemplo: ci-da-de. Já as fechadas terminam por uma consoante. Exemplo: ad-ver-tir.
Tonicidade
A tonicidade leva em conta a ‘força’/intensidade com que o som é pronunciado, se em uma palavra ele for mais forte, então, será tônico, no entanto, se for mais fraco, será átono. Importante ressaltar que, em uma palavra, haverá apenas 1 unidade tônica, assim, as demais serão átonas. Por exemplo, nas palavras a seguir, vamos observar o negrito indicando as partes tônicas:
- Ca-fé
- Bor-bo-le-ta
Classificação das palavras pelo número de sílabas
As palavras podem ser classificadas de acordo com a quantidade de sílabas que apresentam em sua composição, assim, temos as:
1. Monossílabas, com apenas uma, por exemplo, só, céu e pão;
2. Dissílabas, com duas, por exemplo:
- co-po;
- bo-ca;
- den-te.
3. Trissílabas, com três, por exemplo:
- co-mi-da;
- sor-ve-te;
- ba-na-na.
4. Polissílabas, com quatro ou mais. Exemplos:
- co-mu-ni-ca-ção;
- bi-lhe-te-ria;
- mo-lé-cu-las.
Leia também:
- O que são ditongos?
- Palavras proparoxítonas: o que são e exemplos
- O que é assonância?
- Aliteração: o que é e exemplos
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Só Português e Toda Matéria