Na literatura, a poesia é composta por versos com uma estrutura harmônica. O escritor desse gênero, conhecido como poeta, tenta comover, sensibilizar e despertar sensações no leitor. Além disso, as poesias podem rimar ou não. A maioria delas traz o sentimento pessoal do autor.
Sendo assim, possuem ritmo, versos e estrofes. Dessa forma, fica mais fácil de transmitir inspiração e beleza para quem está lendo. Ademais, trazem ênfase na metáfora, hipérbole, eufemismo, onomatopeia, metonímia e aliteração.
A trama da poesia pode variar dependendo do estilo do poeta. Portanto, quem escreve é livre para fazer suas próprias regras. Contudo, essa é uma forma de modernismo. Ou seja, os versos não precisam ser separados. A escrita pode ser em texto corrido. No entanto, ainda é necessário ter harmonia, ritmo e emoção.
Origem da Poesia
A poesia é uma das artes de escrita mais antigas do mundo. Por isso, há registros de poemas em hieróglifos egípcios 25 séculos antes de Cristo. Ou seja, desde os primórdios de culturas que já tinham seu método de escrita se interessavam pela beleza das palavras.
No passar dos tempos, a poesia foi utilizada para manifestar diferentes tipos de sensações como dor, tristeza, alegria, amor, paixão, arrependimentos e entre outros. Já na poesia moderna, utiliza-se a metáfora como uma fundamental figura de linguagem.
Tipos de Poesia
As poesias podem ser escritas em uma forma dística. Nesse caso, a poesia tem apenas dois versos. Em seguida, há a décima. Que como o nome já sugere é com 10 versos. Há também o famoso soneto. Neles existem 14 versos. E por fim, o Ode como um poema de exaltação. Através desse modo de escrita existe três tipos de poesia:
Lírica
É o tipo de poesia que se expressa através da palavra falada ou escrita. Ademais, o gênero lírico é apontado como sinal de masculinidade. Isso porque os antigos poetas carregavam liras, o instrumento musical.
Além disso, o autor de poemas líricos narra seu pensamento sobre a visão social a atual realidade. Outra característica é que a maioria das escritas está em versos. Sendo assim, é uma das poesias com a estética mais rigorosa. Ou seja, com versos, ritmo, estrofes e rimas.
Exemplo de poema lírico:
As obras da natureza
São de tanta perfeição,
Que a nossa imaginação
Não pinta tanta grandeza!
Para imitar a beleza
Das nuvens com suas cores,
Se desmanchando em louvores
De um manto adamascado,
O artista, com cuidado,
Da arte, aplica os primores.
Ugolino do Sabugi
Poesia Épica
Esse tipo de poesia é objetiva. Sendo assim, eram contadas as histórias vistas como de grande importância para o autor. Os poetas antigos, por exemplo, narravam acontecimentos heroicos de guerreiros.
Trecho de um poema épico
Canta-me, ó deusa, do Peleio Aquiles
A ira tenaz, que, lutuosa aos Gregos,
Verdes no Orco lançou mil fortes almas,
Corpos de heróis a cães e abutres pasto:
Lei foi de Jove, em rixa ao discordarem
O de homens chefe e o Mirmidon divino.
Por: Homero, com tradução de Manoel Odorico Mendes (1799-1864)
Poesia Dramática
A poesia dramática é caracterizada principalmente sobre os sentimentos pessoais do poeta. Sendo assim, narra algo relacionado com a emoção intensa que ele sente no momento, ou no passado, ou que poderá sentir.
Exemplo de poesia dramática
não suporto tulipas azuis
café doce
chocolate ao leite
músicas tristes
novelas
séries longas
episódios curtos
açúcar com abacate
eu suporto a ti
e por ti mesmo
comecei a gostar
de todas as coisas citadas
e das séries longas,
até mesmo das séries longas.
Por: Gean Candido
Fora da Literatura
Quando falamos de poesia logo associamos a escrita ou a fala. No entanto, o poema está presente em muito mais do que isso.
Sendo assim, ela ecoa nas diferentes formas artísticas como em uma música, na fotografia, nas artes plásticas ou no teatro. Ou seja, o poema está em tudo aquilo que desperta diferentes sentimentos em quem o observa.
Todavia, vale ressaltar que o poema tem um poder individual e não coletivo. Por exemplo, uma música pode tocar profundamente uma pessoa e em outra já não tem o mesmo impacto.
Por isso, depende de quem recebe a informação. Portanto, a existência dela só faz sentido quando a compreendem.
Famosos poetas da língua portuguesa
Poetas brasileiros tiveram bastante destaque na literatura. E não só no Brasil como no mundo todo.
Como, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Mario Quintana, Olavo Bilac e Paulo Leminski. Ademais, houve também os notórios poetas portugueses como Fernando Pessoa, Maria Teresa Horta, Luís Vaz de Camões e Florbela Espanca.
Fontes: Recanto das Letras, Toda Matéria, Significados, Mundo Educação, Escola Kids, Diferença, Significado Concepto, Mosqueteiras Literárias
Imagens: Bula, Descobrir Egipto, Revista Galileu, Significado Concepto, Mosqueteiras Literárias, Significados, Psicologia