A Aurora Boreal é um fenômeno natural proveniente do encontro dos ventos solares no campo magnético terrestre.
Ele se dá na região do Polo Norte do planeta e é de extrema beleza e suavidade, porquanto se manifesta com luzes brilhantes.
Já no Hemisfério Sul ocorre a chamada Aurora Austral, que é mais difícil de ser observada pelo rigorosismo do clima.
Como se dá a Aurora Boreal?
Primeiramente é preciso constar que o Sol não erradia apenas luz, posto que emite igualmente os ventos solares. Com isso chega à Terra uma substancial massa de partículas subatômicas repletas de energia.
Tais partículas subatômicas, denominadas plasma, causam a sensação ótica multicolorida. Isso quando penetram no campo magnético terrestre, mais especificamente no Polo Norte.
De todas as camadas atmosféricas, a Ionosfera é a que mais se altera com o bombardeamento do campo magnético. E nela se forma a Aurora Boreal, onde se destacam duas cores, a saber: a vermelha e a verde.
A cor vermelha ocorre pela emissão dos átomos de nitrogênio, já a verde dos de oxigênio na Ionosfera.
Onde ocorre?
O belo fenômeno da Aurora Boreal pode ser observado a olho nu nos três primeiros meses do ano. É que nesse período o céu está sem as nuvens, posto que já passou o tempo de nevar.
Então sempre à tarde e noite o céu brilha intermitente no Hemisfério Norte. Há ocasiões, no entanto, que o fenômeno ocorre entre setembro e outubro, ou seja, quando chega o outono.
Pode-se observar a Aurora Boreal no Alasca, Canadá, Dinamarca, Escócia, Finlândia e Groenlândia. Ela se torna visível igualmente na Noruega, Islândia, Rússia e Suécia.
Aurora Austral no Hemisfério Sul
Se esse fenômeno luminoso se dá no Hemisfério Sul, entretanto, ocorre a chamada Aurora Austral. Trata-se de um fenômeno semelhante à Aurora Boreal, só que mais difícil de se observar. É que no Sul o inverno é mais rigoroso e portanto o céu custa a ficar limpo.
A Aurora Austral pode ser observada na Antártida, Argentina, Áustria e Nova Zelândia.
Você sabia?
A Aurora Boreal não ocorre apenas na Terra, posto que pode ser observada também Vênus, Marte e Júpiter.
Os cientistas já conseguiram reproduzir o fenômeno em laboratório, provocando pequenas explosões nucleares.
Foi Galileu Galilei que batizou o fenômeno de Aurora Boreal, em 1619, que quer dizer: a Deusa do Amanhecer.
Interessante saber um pouco mais sobre a Aurora Boreal, concorda? Então leia também uma matéria curiosa sobre o Lixo nuclear: onde é descartado, quais os perigo e os possíveis acidentes.
Fonte: Wikipédia, Toda Matéria, Mega Curioso, Aurora Boreal, Melhores Destinos, Quanto Custa Viajar, Só Geografia, Info Escola, El País, Curiosidades.
Fonte das imagens: Max Milhas, Vírgula, Maepoop, Conceitos.