As nevascas são fenômenos que acontecem na regiões mais frias do planeta. Quanto mais próximo dos polos, maior a chance de presenciar essa ocasiões quase raras. Também conhecida como tempestade de neve, o período pode ser muito perigoso para quem estiver na rua, sem nenhuma proteção.
Países como Alemanha, Áustria, Suíça e os Balcãs já passaram por muitos momentos desagradáveis por causa das nevascas. Os bloqueios gerados pelo tempo impedem que os habitantes transitem, obrigando-os a fechar escolas, comércio e até fronteiras.
Como se forma uma nevasca
Os ventos fortes podem alcançar a velocidade de até 56km/h. Além disso, a alta quantidade de neve e a baixa temperatura são as características mais fortes das nevascas. Outro motivo para se interromper as atividades é que a visibilidade é reduzida, ou seja, a distância que enxergamos chega a somente 400 metros. Imagina dirigir nessa condição?
O fenômeno costuma ocorrer quando a temperatura chega a – 12 graus celsos e os ventos a 72km/h. Isso ocorre, portanto, devida a precipitação. O mesmo que acontece com a chuva e o granizo. Para cair do céu como gelo há um condensação na nuvem a 0º.
Os flocos de neve surgem nesse processo que chamamos de movimento vertical. Os cristais de gelo se juntam ao vapor da água e sofre a precipitação. Tudo isso, sobretudo, é o suficiente para fazer cair do céu as nevadas.
Locais que ocorrem as nevascas
A princípio, as zonas temperadas e com condições climáticas frias, mais próximas das zonas polares, são as que mais sofrem com o fenômeno. Normalmente, esses lugares possuem altos relevos como montanhas e apresentam altitudes elevadas.
Há, portanto, 7 tipos diferentes de neve que são os flocos, grãos de neve, grãos de gelo, graupel, granizo, chuva congelada e aguaneve. Cada uma das partículas possuem características e espessuras únicas que a definem. Por exemplo, os casos das nevadas se encaixam em aguaneve, porque são pesadas e cristalizadas.
Problemas causados pelas nevascas
Muitos problemas podem surgir com as tempestades de neve. O trânsito, sobretudo, é um dos primeiros a sofrer com o caso e acidentes ocorrem facilmente. Nesse tempo, é recomendado que os carros adaptem seus pneus para melhor transitarem e evitar as colisões.
Como a neve é praticamente um pó seco e denso, a visibilidade é prejudicada, causando inúmeros acontecimentos ruins. Mas, não é acima de todos os piores problemas. Além das situações sitadas acima, a probabilidade de cortes nos centros de abastecimentos de energia é muito grande.
O congelamento, sobretudo, das fonte de combustível é perigoso, porque se não há energia nas casas, não como manter o aquecimento. Portanto, se estiverem em uma nevasca, busque abrigos e mantenha-se o mais aquecido possível.
É possível, infelizmente, ocorrer mortes de pessoas por soterramento e, principalmente, hipotermia. Isso acontece, porque o corpo perde calor ao se submeter a temperaturas baixas. Nesse caso a perda é muito mais rápida e intensa do que a produção de calor.
Por fim, leia sobre os Desertos polares, o que são? Descubra os dois maiores do mundo
Fonte: Estudo prático, Info escola, Só geografia.
Fonte imagens: Portal T5, G1, Notícias R7 Estudo prático. G1, Brasil Escola, Portal São Francisco, Estudo Prático, So Geografia.
Imagem de destaque: Notícias R7