A Mata dos Cocais é um ecossistema do Brasil onde se pode encontrar babaçu, carnaúba, oiticica e buriti etc.
Está localizada no Nordeste (meio-norte), entre os biomas da Amazônia (a Oeste), da Caatinga (a Leste) e do Cerrado (ao sul).
Características do bioma
A Mata dos Cocais é classificada como Mata de Transição, posto que se localiza entre as Florestas Úmidas da Amazônia e o clima semiárido do sertão, que é a Caatinga.
Seu clima pode ser Equatorial Úmido, quando ela se situa a Oeste, bem como Semiárido, se está a Leste. Já a temperatura anual é por volta de 26°C, além de um inverno seco e verão chuvoso.
Sua localização é o Planalto entre o Maranhão e o Piauí, só que se distribui também por Ceará, Pará e o norte do Tocantins.
Na mata ocorrem variados Cocais, que são as palmeiras, daí o nome do ecossistema.
Flora dos Cocais
Há duas qualidades de palmeiras que devem ser citadas nesse ecossistema, a saber, o babaçu e a carnaúba.
Nos Estados do Maranhão e do Piauí, o babaçu é conhecido como coco-de-macaco e considerado o símbolo da Mata de Cocais.
Já a carnaúba pode ser encontrada tanto no Maranhão e Piauí, quanto no Ceará e Rio Grande do Norte.
A população nativa vive do extrativismo da Mata dos Cocais, de onde retiram óleo, fibra, cera etc., sendo uma fonte de renda. Esse material é usado na indústria para a fabricação de remédios, cosméticos e outros.
A região diversificada e sortida
Na Mata do Cocais há árvores de significativo porte, a saber, buriti, açaí, babaçu e carnaúba, responsáveis pela renda da população nativa.
Muitas indústrias famosas adquirem os produtos que os nativos coletam, principalmente para a fabricação de cosméticos. Da folha da carnaúba, por exemplo, é extraída uma cera de várias utilidades.
Do coco do babaçu é extraído um óleo aproveitado nas indústrias de alimento e farmacêutica. Além disso, a sua casca serve para fabricar, por exemplo, estofados e embalagens.
Uma fauna bem variada
Há ali uma fauna bastante diversificada, posto que vivem animais da Amazônia, Caatinga e Cerrado.
Como exemplo dessas espécies podemos citar gavião-rei, ariranha, arara-vermelha, lobo-guará, gato-do-mato e macaco-prego.
A interferência humana na região
Há espécies endêmicas em risco de extinção, visto que seu habitat vem sendo destruído gradativamente pelo homem.
O desmatamento para pecuária e agricultura vem causando danos à Mata dos Cocais, uma vez que destrói a vegetação nativa.
Você curtiu conhecer a Mata dos Cocais? Então não deixe de conhecer também interessante matéria sobre as riquezas da Mata Atlântica e sua diversidade cultural.
Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Estudo Prático, Brasil Escola, Escola Kids, Cola da Web, Mundo Educação, Alunos Online, Sua Pesquisa.