Já pensou em visitar Vênus? Veja o que os astronautas estão elaborando para que isso seja possível

Seria uma visita à Vênus algo impossível? Talvez não. Veja o que a Nasa tem feito e elaborado para tornar uma visita a este planeta possível

Quando o ser humano cogita vida em fora da Terra, alguns planetas são mais visados, como por exemplo Marte, inclusive alguns filmes já abordaram essa temática. A lua também já apareceu como possibilidade de colonização, inclusive a partir do eterno dilema: o homem foi ou não à lua?

Mas e Vênus, porque as pessoas não lembram muito desse planeta quanto o assunto é vida fora da Terra? Seriam possível colônias flutuantes em Vênus? Vênus é quente, com temperatura média escaldante de 460 graus Celsius – em comparação com os desertos terrestres, isso significaria ao menos 410 graus mais quente.

A atmosfera de Vênus possui dióxido de carbono, por isso é asfixiante e as nuvens são venenosas com ácido sulfúrico. Isso já desanimaria qualquer terráqueo, não é mesmo? O envio de astronautas para Vênus, poderia significar a morte. Mas, apesar disso, o planeta Vênus já foi algo de desejo de alguns cientistas.

Como seria possível colônias flutuantes em Vênus?

RS37576_venus-balloon-colony

Recentemente, Geoffrey Landis do Glenn Research Center da NASA afirmou entusiasmado que, onde existe vontade, pode existir caminhos, se referindo a uma possível chegada em Vênus, marcando-o como um próximo destino de colonização.

Mas como isso seria possível? Primeiramente é preciso abstrair algumas coisas, como por exemplo, essa ideia de que pisar em outro planeta signifique colocar, de fato, os pés no chão. Aliás, o que é o chão? Quando se trata do espaço… Pois então. Geoffrey pensa em ideias mais animadas do que romances futuristas quando prevê uma ida a Vênus.

110804olho_f_002

De acordo com Geoffrey, para chegar até Vênus seria necessário encontrar algum tipo de gás de elevação, como o nitrogênio e o oxigênio, por exemplo, que podem ser encontrados na nossa própria atmosfera. Quando o ar que se respira reúne-se com o dióxido de carbono flutuante, pode ocorrer a elevação de pouco mais da metade do hélio, lembra do gás presente nos balões de crianças? Ele pode ser uma das chaves para tornar isso possível.

É justamente na esperança do gás hélio que alguns astronautas apoiam a ideia de vida em Vênus, pensando em uma cúpula de ar respirável para levantar uma cidade fora do solo, com tanques de armazenamento de hidrogênio e hélio que permitiriam o poder de elevação ajustável e dirigível.

E você? Toparia uma viagem dessas?

Fonte: Space Answers
Crédito Imagens: Divulgação

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.