Primeiramente, os animais invertebrados, diferente dos vertebrados, não têm coluna vertebral nem crânio. Além disso, existem indícios de que eles estão na Terra desde o início da vida neste planeta. Geralmente, possuem o corpo mole. Apesar disso, existem aqueles que carregam um exoesqueleto. Ou seja, um esqueleto exterior ao corpo que oferece proteção, sustentação e mais facilidade de locomoção.
Apesar de cada filo apresentar suas particularidades, os invertebrados têm algumas características comuns a todos. Primeiramente eles precisam de oxigênio para respirar, portanto são anaeróbios. Além disso, são pluricelulares e eucariontes, pois seus corpos são formados por diversas células com núcleo definido por membrana. Além disso, a maioria desses animais possui simetria bilateral. Dessa forma, quando o corpo é dividido ao meio, as duas metades são idênticas.
Por fim, por se alimentarem de outros seres vivos, são considerados heterótrofos. E, normalmente, na reprodução há troca de gametas (sexuada), embora algumas espécies façam reprodução assexuada. Além disso, a maioria dos invertebrados ainda possui estruturas como tecidos e órgãos, com exceção dos poríferos. Podem viver tanto em ambientes aquáticos quanto terrestres. Essa característica varia conforme a espécie.
Filos dos Invertebrados
Os filos são grupos de animais com características evolutivas em comum. Entre os invertebrados, existem em torno de 33 filos. Contudo, apenas oito deles são mais estudados e aparecem nos livros didáticos.
Poríferos
São seres aquáticos, fixos em roxas ou estruturas submersas e possuem um corpo cheio de poros. São animais sésseis, ou seja, não se locomovem. E se alimentam por filtração. Neles não existem estruturas complexas como órgãos e tecidos. Eles são conhecidos como esponjas-do-mar.
Cnidários
Os cnidários também são aquáticos. Sua grande diferença é o corpo que apresenta simetria radial e possui uma única cavidade gastrovascular. Dessa forma, eles se alimentam e excretam resíduos pelo mesmo canal. Em seus tentáculos existem filamentos tipo espinhos que possuem liquido urticante como mecanismo de defesa. São eles as anêmonas, águas vivas, pólipos e medusas.
Platelmintos
Sua principal característica é o corpo achatado. Se desenvolvem na água, mas apresentam vida livre. Sendo assim, é possível encontrá-los em diferentes habitats. Em sua cabeça existem estruturas sensoriais e possuem sistema digestivo incompleto. São conhecidos como vermes, por exemplo a tênia.
Nematelmintos
São outro tipo de vermes que têm o corpo em formato cilíndrico, alongado com extremidades estreitas. Vive em ambientes úmidos. E é o primeiro dos filos com sistemas digestivo, nervoso e excretor completos. O nematelminto mais conhecido é a lombriga.
Moluscos
São animais de corpo mole e podem ser envoltos por uma concha, dependendo da espécie. Essa estrutura evita a perda de água. Porem viver em ambientes aquáticos (marinhos ou de água doce), como o polvo. Bem como em solo úmido, por exemplo, o caramujo.
Anelídeos
Como o próprio nome já diz, seu corpo é constituído de anéis. Além disso, seu corpo é mole, cilíndrico e alongado. Esses animais possuem sistema digestório, circulatório, excretor, nervoso e reprodutor. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, como as sanguessugas, ou em solo úmido, como as minhocas.
Artrópodes
Possuem exoesqueleto e apêndices articulados que são trocados durante o crescimento do animal. No reino animal, este é o grupo de invertebrados com maior diversidade de espécies. Sendo assim, possui classificações dentro dele: insetos, aracnídeos, crustáceos e miriápodes.
Equinodermos
São animais marinhos com formatos e tamanho corporais variados. Vivem isolados e apresentam um endoesqueleto formado por placas calcárias rígidas. Bem como possuem pés ambulacrais, que permitem sua movimentação. Por exemplo, pepino-do-mar e estrela-do-mar.
A partir dessa grande variedade, estima-se que 97% das espécies existentes hoje no mundo sejam de invertebrados. Então, o que você achou de aprender sobre esses animais? Aproveita para ler também sobre Metamorfose, o que é? Tipos e como ela acontece em diferentes animais.
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e COC.
Imagem de destaque: Curiosidade Animal31