Biologia

Intestino Delgado – Anatomia, funcionamento e curiosidades

O intestino delgado faz parte do sistema digestório, fica entre o estômago e o intestino grosso e é responsável pela maior parte da digestão.

Atualizado em 19/05/2020

Primeiramente, o intestino delgado etá localizado na região da barriga e faz parte do sistema digestivo dos seres humanos. Este, portanto, é o último dos órgãos que compõe esse sistema. Com seis metros de comprimento, é responsável por absorver os nutrientes ingeridos e distribui-los para o restante do organismo.

Esta função de completar o processo da digestão, portanto, é feito por duas partes: o intestino grosso e o intestino delgado. Há também subdivisões para o intestino delgado, sendo elas o duodeno, o jejuno e o íleo.

Anatomia do intestino delgado

Intestino Delgado e as suas funções

Duodeno

Intestino Delgado e as suas funções

O duodeno está logo após o estômago e é a parte mais longa e mais larga do intestino. Sua função é receber as secreções do fígado e do pâncreas, porque com esses líquidos em ação, o inicio do processo digestivo é executado através da digestão química. Tudo isso ocorre com a ajuda da bile e dos sucos pancreático, entérico e intestinal.

Ainda em partes, o duodeno possui 4 particulares divisões, as 2 mais importantes são: bulbo duodenal ou ampola. Ambas localizadas na parte superior, é a única intraperitonial, ou seja, está dentro da membrana serosa. A ampola, por sua vez, tem a função de regular a entrada da bile.

Jejuno e íleo

O jejuno é o centro e se ocupa da parcela esquerda do nosso abdômen sendo, portanto, a segunda parte do intestino delgado. Com cerca de 2,5 cm, está totalmente dentro do peritônio e é bem difícil de se separar do íleo. Por fim, o único modo de diferenciar os dois são através de suas paredes.

O jejuno é mais espesso e, sobretudo, tem o lúmen, ou seja, um espaço mais largo. Já o íleo é longo e está na parte inferior do intestino, localizado no lado direito com seu final na região pélvica.

O intestino delgado

Intestino Delgado e as suas funções

Primeiramente, o interior do intestino delgado tem substâncias que absorvem os nutrientes e são chamadas de vilosidades intestinais. Umas das principais funções do intestino ocorre exatamente no duodeno. É ai que está concentrado uma quantidade grande de enzimas.

Esse processo, acima de tudo, é importante, porque são 80% da função digestiva concentradas do duodeno. Sem ele não teríamos como digerir  e distribuir os nutrientes para o corpo e acabaríamos dontes com falta de vitaminas. Além de desempenhar, portanto, todas essas funções, o intestino se divide em 4 histologias.

A primeira chamada de dobras circulares estão concentradas, também no duodeno, e compõe a mucosa do intestino. A segunda tem formato de dedos tem o nome de vilos intestinais. Estes vilos, sobretudo, secretam enzimas e geram o suco intestinal.

Por último, os microvilos são vistos nas células intestinais. Também conhecidos como evaginações da membrana, são responsáveis por acelerar o processo de absorção dos nutrientes.

Enfim, leia mais sobre o Corpo humano – Divisão e funções de cada parte do organismo

Fonte: Toda matéria, Brasil escola, News Medicinal, Kenhub, Oncoguia,  Drauzio Varella.

Fonte imagem de destaque: Todo estudo