Gênero lírico – Características, subgêneros e estrutura formal dos textos

Os gêneros literários são divididos em três segmentos: gênero lírico, dramático e épico. O gênero lírico é aquele escrito em versos.

Gênero lírico - Características, subgêneros e estrutura formal dos textos

Os gêneros literários são divididos em três segmentos: gênero lírico, dramático e épico. Basicamente, o gênero lírico é aquele escrito em versos, ou seja, textos breves que não precisam necessariamente de um enredo. 

O gênero lírico apresenta características bem específicas e são textos escritos na 1ª pessoa, que externalizam a voz do eu lírico, marcada por sentimentos e emoções subjetivas. Por conta disso, são textos literários marcados por subjetividade, onde o uso de figuras de linguagem e o sentido conotativo das palavras são comuns. 

Além disso, os textos líricos expressam o mundo interior, narrado pelo eu lírico, que utiliza a expressividade das mensagens para dar entonação nos sentimentos e emoções. Portanto, são produções literárias que recorrem à função poética da linguagem e, por conta disso, são escritas de forma breve. 

Estrutura dos textos líricos

A estrutura do gênero lírico é marcada, principalmente, pela musicalidade presente nos versos. A princípio, até o fim da Idade Média, por exemplo, a presença de versos cantados, bem como estruturas mais rígidas, como estrofes e rimas, eram mais frequentes. 

Gênero lírico - Características, subgêneros e estrutura formal dos textos
Superinteressante

Porém, com o passar dos anos, essa estrutura rígida e a forte presença musical dos versos foi se desfazendo. Dessa forma, com a mudança na forma da composição dos textos líricos, os versos passaram a apresentar apenas a externalização dos sentimentos, sem se prender à estrutura formal do gênero. 

Características

Em síntese, o gênero lírico apresenta características específicas, como:

  • Expressão de emoções e sentimentos; 
  • Utilização da 1ª pessoa, o eu lírico, na composição dos versos; 
  • Exteriorização de um mundo interior, narrado pelo eu lírico; 
  • Possui caráter subjetivo e palavras no sentido conotativo; 
  • Presença de figuras de linguagem na composição dos versos. 
  • Versos escritos de forma poética. 

Subgêneros do gênero lírico

Gênero lírico - Características, subgêneros e estrutura formal dos textos
English Live

Assim como os demais gêneros literários, o gênero possui subgêneros que apresentam características diferentes. Dentre os subgêneros, temos: 

  • Ode: o termo vem do grego “ode” e significa canto. Geralmente, são poemas que exaltam algo, como personagens; 
  • Soneto: basicamente são poemas formados por 14 versos, ou seja, 4 estrofes. Neste caso, 2 versos são quartetos (formados por estrofes de 4 versos) e 2 são tercetos – estrofes formadas por três versos; 
  • Sátira: em síntese, são textos literários marcados pela ridicularização de diversos temas, seja do âmbito político, social, econômico, etc;
  • Haicai: originados do Japão, são poemas compostos por três versos com temática referente à natureza; 
  • Hino: é semelhante ao ode, porém, a exaltação e glorificação é relacionada à pátria e divindades; 
  • Idílio: poemas relacionados à vida bucólica e pastoril; 
  • Epitalâmio: poema lírico utilizado em celebrações, como o casamento, no qual os noivos e o vínculo conjugal são homenageados. 

Então, o que achou da matéria sobre gênero lírico? Se gostou, confira também o que é Intertextualidade e Acentuação Gráfica.

Fontes: Norma Culta, Toda Matéria, Brasil Escola e Brasil Escola

Imagens: Maestro Virtuale, Superinteressante e English Live

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.