O que é fascismo? Tudo que você precisa saber para entender o termo

O fascismo √© um regime de governo altamente nacionalista e autorit√°rio que teve grande relev√Ęncia na Europa no s√©culo XX.

Nos √ļltimos tempos n√£o √© dif√≠cil ouvir as pessoas falando sobre fascismo. Ali√°s, se tratando de pol√≠tica, “fascista” √© um dos termos mais leves mais usados ultimamente. Contudo, ser√° que as pessoas est√£o usando esse termo corretamente? Voc√™, por exemplo, sabe o que quer dizer o fascismo?

Para quem n√£o sabe, a palavra tem origem italiana e vem de ‚Äúfascio‚ÄĚ, que significa ‚Äúfeixe‚ÄĚ. Tamb√©m conhecido como ‚Äúfascio littorio‚ÄĚ, um termos que faz refer√™ncia ao s√≠mbolo de origem etrusca, usado pelo Imp√©rio Romano, associado ao poder e √† autoridade.

Falando de maneira mais popular, esse era um machado revestido por varas de madeira, muito utilizado na Roma Antiga.

Naquele tempo, era muito comum ver os guarda-costas de pessoas importantes usando essa arma, utilizada para penosas puni√ß√Ķes corporais.

Mas, o que é fascismo?

O fascismo se trata de um regime de governo altamente nacionalista e autorit√°rio, muito relevante na Europa no s√©culo XX. O termo, ali√°s, foi cunhado pelo ditador italiano Benito Mussolini, que tomou por base esse ‚Äúfascio‚ÄĚ hist√≥rico, tanto de forma conceitual quanto de forma simb√≥lica.

Tanto que essa esp√©cie de foice ou machado acabou se tornando s√≠mbolo do partido ‚ÄúFasci d‚ÄôAzione Rivoluzionaria‚ÄĚ, fundado em 1914. Mais tarde, em 1922, esse mesmo grupo mudou de nome e passou a ser conhecido pelo como Partido Nacional Fascista.

Na época, a Itália enfrentava uma de suas piores crises desde sua unificação, em 1870. Isso, claro, sem contar as graves consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com as quais os italianos ainda tinham que conviver.

O fascismo, liderado por Benito Mussolini, trouxe √† It√°lia um lampejo de esperan√ßa, pelo menos inicialmente. O partido, por exemplo, prometia fazer o pa√≠s retornar aos √°ureos tempos do antigo Imp√©rio Romano, especialmente com rela√ß√£o √† prosperidade econ√īmica e √† representatividade pol√≠tica.

Manifesto fascista

Escrito por Alceste de Ambris e Filippo Marinetti, em 1919, o Manifesto Fascista (publicado originalmente com o t√≠tulo ‚ÄúIl manifesto dei fasci italiani di combattimento‚ÄĚ) pode ser entendido como uma “B√≠blia” do Fascismo. Esse manifesto propunha um conjunto de medidas que, teoricamente, resolveriam os problemas da √©poca.

O povo italiano, cansado da humilhação, depositou no partido fascista toda a esperança de retorno aos tempos de prosperidade. Foi assim que, em 1922, o regime de Mussolini começou oficialmente e o ditador assumiu o cargo de primeiro ministro da Itália.

Não demorou muito até que Mussolini implantar um sistema nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático. Seu governo foi totalitário, privilegiando os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais.

A decadência do Fascismo

Em 1943 o fascismo italiano quase chegou ao fim, por conta da invasão dos países Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas os nazistas alemães deram ao regime uma segunda chance ao resgatar Mussolini e o levar para o norte da Itália. Nessa época, o ditador chegou a tentar a restituição de seu governo.

O fim do regime s√≥ chegou mesmo em 1945, quando os Aliados tomaram o norte da It√°lia. Mussolini foi capturado e fuzilado por guerrilheiros da resist√™ncia italiana e seu corpo foi exposto em pra√ßa p√ļblica. A It√°lia, ao lado das for√ßas do Eixo, perderam a Segunda Guerra Mundial a guerra e, depois disso, o termo ‚Äúfascista‚ÄĚ se tornou sin√īnimo de autoritarismo.

Entendeu agora o que é Fascismo? Você acha que, hoje em dia, ainda é possível cairmos em um modelo tão perverso quando esse regime? Não deixe de comentar.

Agora, falando em períodos ditatoriais, não deixe de conferir: Tudo sobre a Ditadura Militar no Brasil.

Fontes: Super Interessante, Segredos do Mundo, Significados

Escolhidas para você

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.