Matemática

Expressões Numéricas – O que são e como calculá-las

As expressões numéricas são contas que envolvem diferentes tipos de expressões matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.

Atualizado em 22/11/2019

Dentro da matemática básica estudada no Ensino Fundamental, as operações matemáticas realizadas são adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Contas que possuem um conjunto dessas operações são conhecidas como expressões numéricas.

No entanto, não se pode realizar uma expressão de qualquer jeito. A sequência dos cálculos deve respeitar uma determinada ordem para chegar ao resultado correto. Para entender isso, é preciso compreender que existem duas formas de saber o que calcular primeiro.

Ordem das operações nas expressões numéricas

Entre todas as operações matemáticas, existe uma ordem de prioridade. Entenda:

1. Potenciação e Radiciação

É preciso resolver as potências e raízes antes de calcular qualquer outra coisa. Caso uma expressão tenha uma potenciação e uma radiciação, o ideal é realizar a que vier primeiro. Começando da esquerda para a direita.

Expressões Numéricas - O que são e como fazê-las

2. Multiplicação e Divisão

Em segundo lugar, realiza-se as multiplicações e divisões. Isso quando não existem raízes e potências, ou quando essas já foram desenvolvidas. Entre as multiplicações e divisões também não existe prioridade. Dessa forma, faça a que aparecer primeiro.

Expressões Numéricas - O que são e como fazê-las

3. Adição e Subtração

Então, por último são feitas as adições e subtrações que, entre si, também não têm uma ordem de prioridade. A primeira operação, da esquerda para a direita, deve ser realizada primeiro. Isso facilita os cálculos.

Expressões Numéricas - O que são e como fazê-las

Ordem de expressões com símbolos

A ordem de prioridade muda quando a expressão possui colchetes, chaves e parênteses. Nesse caso, deve-se seguir a seguinte sequência:

...

1. Parênteses

Primeiramente, numa expressão numérica, é preciso resolver a conta que estiver dentro do parêntese. Se houver mais de uma, é possível fazer a primeira da esquerda para direita e depois a outra. Ou, resolver ambas ao mesmo tempo, desde que isso não confunda os cálculos. Depois disso, os parênteses devem desaparecer. Caso, dentro dos parênteses existam diferentes operações, então deve-se seguir a ordem explicada anteriormente.

Expressões Numéricas - O que são e como fazê-las

2. Colchetes

Em seguida, realizam-se as contas que estiverem nos colchetes seguindo a sequência das operações matemáticas. Assim como os parênteses, se houverem dois colchetes, você pode escolher qual vai resolver primeiro ou calcular os dois simultaneamente.

Expressões Numéricas - O que são e como fazê-las

3. Chaves

Finalmente, depois de resolver os parênteses e os colchetes, é preciso eliminar as chaves. Se houver mais de uma chave, resolva na sequência da esquerda para direita. Ou as duas juntas. Mas, lembre-se de que é necessário seguir a ordem das operações.

Expressões Numéricas - O que são e como fazê-las

Conseguiu entender melhor as expressões numéricas? Então, agora aproveita para ver outros conteúdos de matemática como Área do triângulo – como calcular, tipos, Teorema de Pitágoras e Ângulos, o que são, tipos, como calculá-los e para que servem na prática?

Fontes: Brasil Escola e Toda Matéria.

Fontes de imagem: Professor Ferretto e Pinterest, Youtube

...