Dentro da matemática básica estudada no Ensino Fundamental, as operações matemáticas realizadas são adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Contas que possuem um conjunto dessas operações são conhecidas como expressões numéricas.
No entanto, não se pode realizar uma expressão de qualquer jeito. A sequência dos cálculos deve respeitar uma determinada ordem para chegar ao resultado correto. Para entender isso, é preciso compreender que existem duas formas de saber o que calcular primeiro.
Ordem das operações nas expressões numéricas
Entre todas as operações matemáticas, existe uma ordem de prioridade. Entenda:
1. Potenciação e Radiciação
É preciso resolver as potências e raízes antes de calcular qualquer outra coisa. Caso uma expressão tenha uma potenciação e uma radiciação, o ideal é realizar a que vier primeiro. Começando da esquerda para a direita.
2. Multiplicação e Divisão
Em segundo lugar, realiza-se as multiplicações e divisões. Isso quando não existem raízes e potências, ou quando essas já foram desenvolvidas. Entre as multiplicações e divisões também não existe prioridade. Dessa forma, faça a que aparecer primeiro.
3. Adição e Subtração
Então, por último são feitas as adições e subtrações que, entre si, também não têm uma ordem de prioridade. A primeira operação, da esquerda para a direita, deve ser realizada primeiro. Isso facilita os cálculos.
Ordem de expressões com símbolos
A ordem de prioridade muda quando a expressão possui colchetes, chaves e parênteses. Nesse caso, deve-se seguir a seguinte sequência:
1. Parênteses
Primeiramente, numa expressão numérica, é preciso resolver a conta que estiver dentro do parêntese. Se houver mais de uma, é possível fazer a primeira da esquerda para direita e depois a outra. Ou, resolver ambas ao mesmo tempo, desde que isso não confunda os cálculos. Depois disso, os parênteses devem desaparecer. Caso, dentro dos parênteses existam diferentes operações, então deve-se seguir a ordem explicada anteriormente.
2. Colchetes
Em seguida, realizam-se as contas que estiverem nos colchetes seguindo a sequência das operações matemáticas. Assim como os parênteses, se houverem dois colchetes, você pode escolher qual vai resolver primeiro ou calcular os dois simultaneamente.
3. Chaves
Finalmente, depois de resolver os parênteses e os colchetes, é preciso eliminar as chaves. Se houver mais de uma chave, resolva na sequência da esquerda para direita. Ou as duas juntas. Mas, lembre-se de que é necessário seguir a ordem das operações.
Conseguiu entender melhor as expressões numéricas? Então, agora aproveita para ver outros conteúdos de matemática como Área do triângulo – como calcular, tipos, Teorema de Pitágoras e Ângulos, o que são, tipos, como calculá-los e para que servem na prática?
Fontes: Brasil Escola e Toda Matéria.
Fontes de imagem: Professor Ferretto e Pinterest, Youtube