Ciências

Experiências em casa: aprenda a fazer a lâmpada de lava psicodélica

Você sabia que é possível construir uma lâmpada de lava psicodélica com ingredientes super simples e que quase todo mundo tem em casa?

Atualizado em 02/12/2015

A lâmpada de lava é mais conhecida como objeto de decoração do que de iluminação e foi inventada por Edward Craven Walker, depois da 2ª Guerra Mundial.

Segundo relatos históricos Edward teve a ideia da “lava lamp“, como é conhecida em inglês, depois de frequentar um bar em Dorset, na Inglaterra.

Esse bar tinha uma lampada um pouco fora do padrão das lampadas convencionais, que também utilizava dois líquidos imiscíveis e um temporizador, além de estar em um recipiente em forma de ovo.

Ao verificar esse protótipo do que mais tarde seria a lâmpada de lava, Edward aperfeiçoou a ideia e, em seu laboratório, misturou ingredientes em uma garrafa transparente de diferentes formatos e tamanhos, o que acabou ficando conhecido como a lâmpada de lava em 1963.

O histórico da principal empresa de lâmpada de lava do mundo

abajur-de-lava-11

A adaptação do protótipo de lâmpada lava deu deu tão certo que Edward e a sua esposa, chamada de Christine, acabaram fundando uma empresa justamente para a produção da lâmpada de lava. O primeiro nome da empresa era Crestworth e mais tarde, depois da popularização da lampada, passou a ser a empresa Mathmos, que tem este site oficial.

Edward Walker foi consultor e diretor da empresa Mathmos até à sua morte, com 82 anos, no ano 2000. A sua empresa de lâmpadas de lava Mathmos comemora em 2013 o seu 50.º aniversário. Como noticiou o jornal inglês Telegraph.

Como fazer uma lâmpada de lava?

lampada psico1ibere

exp1

Muitas pessoas pensam que construir uma lâmpada de lava psicodélica é algo muito difícil. Mas na verdade, para construir uma lâmpada de lava simples é necessário apenas um pote transparente (preferencialmente de vidro) e 4 ingredientes:

1) 1 litro de óleo de cozinha
2) 300 ml de água
3) 1 pastilha efervescente
4) Um corante de sua cor favorita

exp4

lampada psico22

lampada psico23

Modo de fazer: A construção da lâmpada de lava psicodélica só é delicada com relação a ordem dos ingredientes.

Primeiro deve-se colocar as 300 ml de água em seu pote transparente;

Segundo: Adicione o litro de óleo (se seu pote não for tão grande, pode colocar apenas meio litro de óleo, o importante é que a proporção entre água e óleo seja de 1 parte de água para 3 de óleo);

Terceiro lugar: Pingue  algumas gotas do corante e esperar alguns segundos até que ele decante.

O último passo: Jogue a pastilha efervescente e segurar o queixo, porque o efeito psicodélico da lâmpada de lava dura pouco tempo mas é incrível.

Como posso incrementar minha lâmpada de lava psicodélica?

De duas formas básicas:

a) Algumas receitas mais elaboradas utilizam velas e álcool, conforme no vídeo em espanhol Experimentar en Casa.

b) Para dar um tom mais psicodélico a sua lâmpada, você pode adicionar uma iluminação com luz negra atrás do seu pote de vidro. A Conhecimento Científico já te ensinou a fazer luz negra com seu celular, lembra?

exp2

lampada psico 2

lampada psico1

Se ainda ficou com dúvida, existem dois vídeos na internet muito interessantes com o passo à passo da receita

Manual do Mundo (em português):

Experimentar en casa (Espanhol):

Fonte: How Stuff Works / Telegraph /
Crédito Imagens: Reprodução Youtube / Divulgação
Crédito Vídeos: Manual do Mundo e Experimentar en Casa