Outros assuntos

Entenda porque não se pode afundar nos fervedouros do Jalapão

Você conhece Jalapão? Veja como funciona os fervedouros que existem por lá eles têm sido bastante procurado por turistas

Atualizado em 09/12/2015

Talvez você nunca ouviu falar no Jalapão, que se localiza no estado do Tocantins, no Brasil. É provável também que não tenha ouvido falar de fervedouros. Por isso neste texto vamos demonstrar de que forma esse fenômeno bastante interessante acontece por lá.

Pra começo de história, fervedouros são nascentes de rios subterrâneos, entre brejos e riachos – conforme narrou o blog Qual Viagem. No centro de um fervedouro existe uma concentração de azul transparente, que não para de brotar das areias claras. Essas características das águas aqui listadas, são responsáveis por um fenômeno raro que acontece no Jalapão: ressurgência – como é conhecido.

E o que a ressurgência causa na água do Jalapão? Por que isso é especial? A ressurgência faz com que simplesmente seja impossível se afundar na água. Ou seja, independente do seu peso e da pressão que você exerce na água, a pressão irá te empurrar de volta para a superfície da água. Essa experiência tem deixado muitos turistas super animados em visitar os fervedouros do Jalapão.

Como chegar até os fervedouros do Jalapão?

310

Fervedouro-Jalapao-03-676x450

Fervedouro-Jalapao-07-676x450

Não é um caminho tão difícil, mas também não é tão fácil quanto chegar a um centro histórico de uma cidade turística. Para chegar até aos fervedouros do Jalapão é preciso de utilizar duas formas de locomoção: uma parte de carro e depois uma curta caminhada.

Nem todos os fervedouros do Jalapão são gratuitos, alguns que ficam em propriedades privadas acabam cobrando uma taxa, geralmente não mais do que 10 reais por pessoa. Contou o Andarilhos do Mundo.

Geralmente o roteiro turístico dos fervedouros do Jalapão acontece de 6 pessoas por vez, que costumam ficar 20 minutos nas águas, isso para que a experiência continue sendo agradável. Colocar pessoas de mais nos fervedouros, poderia transformar a experiência do Jalapão em algo não tão incrível quanto é.

114

Fervedouro-Jalapao-09-676x450

Quer ver mais imagens dos fervedouros do Jalapão? Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Qual Viagem e Andarilhos do Mundo
Crédito imagens: Andarilhos do Mundo