Já parou para pensar que no mundo moderno grande parte dos aparatos que usamos dependem da energia elétrica? Essa fonte de energia que alimenta celulares, computadores, televisões e casas de todo o mundo evoluiu muito com o passar dos anos.
Resumindo, a energia elétrica é produzida quando dois pontos de um condutor se conectam. Assim, a energia elétrica pode ser gerada por meio da energia química ou da energia mecânica.
Logo, as formas de gerar energia só são possíveis graças à Tales de Mileto, que descobriu as cargas elétricas.
Produção da energia elétrica
A função da energia é, além de gerar outros tipos de energia, abastecer eletrodomésticos, casas e etc. Assim, para calcular esse tipo de energia é utilizado uma equação matemática (EEL = P. ∆t).
Nesse sentido, EEL representa a energia elétrica, P a potência e ∆t é a variação do tempo. Assim, a energia é calculada em joule (J), de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). Porém, a unidade de medida que mais se utiliza é o quilowatt-hora (kWh).
Dessa forma, a produção de energia é gerada principalmente nas usinas hidroelétricas, que utilizam a água como força de produção. Porém, é possível que a produção também venha da energia eólica (quando o vento é utilizado na produção), solar, termoelétricas, nucleares e etc.
A Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná é a principal usina de energia do país. Logo, as usinas hidrelétricas são responsáveis por 90% da energia produzida no Brasil.
Resumindo, o Brasil é a terceira maior potência hidráulica do mundo, perdendo apenas para China e Rússia. Assim, o governo do país pretende investir na construção de mais usinas hidrelétricas.
A “Agência Nacional de Energia Elétrica” – Aneel – é a responsável pela fiscalização e regularização da energia no Brasil. Dessa forma, a agência é responsável por comercializar e transmitir energia elétrica para todo o país.
Calculando a energia
Portanto, para calcular a energia elétrica é utilizado uma fórmula – (EEL = P. ∆t).
Ou seja, EEL representa a energia elétrica, P a potência e ∆t é a variação do tempo.
Logo, o consumo de energia, esse que as pessoas recebem em forma de conta a pagar, é calculada de acordo com a fórmula:
Dessa forma, k representa quilowatt hora, o T é o tempo e P a potência.
Assim, observe o exemplo:
- Qual o consumo mensal de energia elétrica de um chuveiro, sendo sua potência de 5000 watts e o tempo diário de utilização 30 minutos?
Logo, para saber a quantidade de horas mensais, calcula-se a quantidade de minutos pela quantidade de dias no mês: 30 x 30 = 900 minutos mensais = 15 horas.
Na fórmula:
K = (15.5000)/1000
K = 75 kWh
Curiosidades sobre a energia
- O Brasil ocupa a 6ª posição no ranking de energia mais cara do mundo;
- A maior usina hidrelétrica do mundo se localiza na China;
- O Brasil é o país que mais recebe cargas de energia elétrica vinda de raios;
- China e Estados Unidos são os países que mais consomem energia elétrica no mundo.
O que achou da matéria? Então, leia também sobre os Blocos econômicos – o que são, quais são e para que servem?
Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Mega Curioso
Imagem de destaque: Sabe