Quando pronunciamos os termos em baixo e embaixo, eles são ditos e ouvidos da mesma forma, no entanto, são coisas diferentes. Consequentemente, podem gerar uma confusão na hora de escrevê-los e colocá-los no contexto correto, já que possuem significados e grafias diferentes.
Então, por serem duas palavras diferentes, com sentidos diferentes, as duas formas estão corretas, o que muda, é o contexto em que são empregadas. O que gera muita dúvida na hora de escrever um texto em que se usa algum desses termos.
Portanto, hoje iremos entender o significado de cada um deles, e a forma correta de usá-los em cada contexto. Vamos lá.
Embaixo
Começando pela palavra “embaixo”, escrita junta, que é caracterizada por ser um advérbio de lugar, ou seja, usado para definir a posição inferior de uma coisa em relação à outra. Sendo assim, é formada por uma composição de justaposição, no caso, dois vocábulos unidos em uma única palavra, que aqui são: em + baixo.
Desse modo, embaixo é uma palavra sinônimo de abaixo, debaixo, e por baixo. Assim, antônimo de em cima, acima, sob e sobre.
Vejamos alguns exemplos desse advérbio:
- O gato está embaixo da mesa.
- Durante a brincadeira, as crianças se esconderam embaixo da cama.
- Passei o dia todo embaixo dos cobertores.
Em baixo
Já o termo “em baixo”, escrito separado, é formado pela preposição “em” junto com o adjetivo “baixo”, ou seja, por duas palavras. Nesse caso, o termo é usado como função adjetiva na sentença, ou seja, se torna um adjetivo.
Como nos exemplos:
- Nesse modo a câmera fica em baixo contraste.
- Naquele trecho, é recomendado dirigir em baixa velocidade.
- Durante a aula falem com a voz em baixo tom.
- Esta parede está decorada em baixo.
- Pretendo investir em baixo.
Portanto, observe, que nos três últimos exemplos, o adjetivo “baixo” é usado para caracterizar os substantivos “tom”, “relevo” e “risco”.
Algumas dúvidas relacionadas
Embaixo x Em cima
Contudo, mesmo que embaixo seja escrito junto, seu antônimo é uma locução adverbial, no caso, em cima, escrito separado. Então, uma dica para saber usar o temo correto, é trocá-lo pelo seu antônimo na frase. Como no exemplo a seguir:
- Os livros estão em cima da mesa.
- Os livros estão embaixo da mesa.
Embaixo x Debaixo
Outra dúvida frequente é referente as palavras embaixo e debaixo, que no caso são duas expressões de advérbios de lugar, além de serem sinônimas. Portanto, como possuem o mesmo significado, as duas podem ser usadas para expressar a mesma ideia, e as duas formas são corretas.
Veja alguns exemplos:
- Embaixo da escada, há uma porta.
- Debaixo da escada, há uma porta.
Debaixo x De baixo
Quanto aos termos debaixo e de baixo, seguem a mesma lógica que aprendemos até aqui. Assim, a palavra debaixo é um advérbio de lugar, escrita junta. E o termo de baixo é formado pela preposição “de” seguida do adjetivo “baixo”, portanto, escrito de forma separada.
Observe os exemplos do uso do advérbio de lugar:
- As chaves estavam debaixo da mesa.
- Debaixo do tapete, há muita sujeira.
E os exemplos do termo como adjetivo:
- Nós falávamos de baixo custo empresarial.
- Eles precisavam de baixo valor para a compra ser viável.
“Assino embaixo” ou “assino em baixo”?
Dentro desse contexto, uma questão importante é sobre qual é o certo? Nesse caso, o correto é usar o advérbio, escrito junto. Já que indica o local a qual deve ser assinado. Desse modo, o correto é:
- Eu assino embaixo tudo o que foi dito pelo líder.
Curiosidade
Mas isso que explicamos aqui é aplicado ao português do Brasil. No português de Portugal, o termo em baixo, escrito separado, é usado como advérbio.
Então, fica assim:
- Tenho tanto frio que estou embaixo dos cobertores. (Brasil)
- Tenho tanto frio que estou em baixo dos cobertores. (Portugal)
Por fim, o que você achou dessa matéria? Aproveite também para aprender sobre a regra dos porquês.
Fontes: Brasil Escola, Dúvidas de Português, Toda Matéria, Stoodi
Fonte Imagem Destaque: Educação e Transformação