A cultura africana é o conjunto de crenças, valores e costumes dos povos que habitam o continente africano.
Sendo que, como a África é um continente muito grande, a cultura é bem vasta e diversificada. De fato, o correto não é falar de uma única cultura, mas sim de “culturas africanas”.
Para você ter uma ideia da diversidade cultural do continente africano, existem cerca de 490 etnias diferentes na África. Além disso, só na África do Sul, existem 11 idiomas e vários grupos étnicos.
Dessa forma, as culturas africanas têm uma enorme riqueza imaterial, tanto por causa da diversidade de etnias na África, quanto pela influência que povos do Oriente Médio e da Europa.
Enfim, apesar de ser bem vasta, neste texto iremos apresentar alguns aspectos das culturas africanas.
Algumas tradições da cultura africana
A África é um continente com uma cultura bem vasta e diversificada:
1- Religiões africanas
Cerca de 20% da população do continente africano é adepta de alguma religião tradicional. No entanto, o cristianismo e o islamismo também está muito presente no continente.
Além disso, uma parte dos africanos reverenciam os espíritos das árvores, pedras, e afins. Desse modo, eles aceitam a coexistência com forças desconhecidas.
2- Ritual wodaabe
O ritual wodaabe é um tipo de concurso de beleza masculino dos wodaabe, grupo étnico nômade que vive na região centro-oeste do continente.
Em resumo, em reuniões tribais, os jovens se enfeitam e são julgados por mulheres de outra linhagem.
3- Oralidade na cultura africana
A oralidade é um aspecto muito importante da cultura africana.
Isso porque, as crenças, os rituais, os costumes, a sabedoria ancestral e etc, são transmitidos de geração para geração por meio da linguagem oral.
Por fim, vale notar que na cultura africana existe a figura dos griots, que são pessoas que cumprem a função de transmitir a tradição por meio da fala.
4- O véu dos tuareg
Os tuareg, são um grupo nômade que habita a região do Sahel e o deserto do Saara.
Em síntese, os homens vestem véu e turbante, que servem para se proteger do sol e da areia. Além disso, o véu e o turbante são vistos como símbolo de masculinidade.
5- O penteado das mulheres himba
As mulheres himba, pertencem a uma etnia seminômade do noroeste da Namíbia. Em resumo, elas cultivam um penteado à base de um creme composto por gordura, pasta de manteiga e ocre vermelho.
Além disso, este creme é passado também na pele. Sendo assim, as mulheres himba passam este creme avermelhado nos cabelos e pele todas as manhãs.
6- Ritual de beleza das mulheres mursi
Por fim, temos os rituais de beleza das mulheres mursi, uma etnia que vive no vale do rio O’mo, na Etiópia.
Em resumo, elas aplicam um disco no lábio inferior, que pode medir vários centímetros.
Elementos da cultura africana
Alguns elementos da cultura africana são:
1- Artes
Os povos africanos do sul desenvolveram várias formas artísticas ligadas, sobretudo, às suas religiões.
Sendo assim, as artes envolvem artefatos, como máscaras, trançados de corda, estatuetas e outros, esculpidos em madeira, pedra ou confeccionados com tecidos.
Dessa forma, o simbolismo dessa arte, remete às divindades ou a elementos do cotidiano. Podendo ter diferentes significados para cada povo.
Por exemplo, as esculturas em marfim dos povos Bakongo evidenciam a tradicional caça de elefantes, animais que já foram abundantes em alguns lugares da África, para a alimentação.
Em síntese, as presas desses animais são feitas de um material denso e calcificado, o marfim, e eram utilizadas para fazer esculturas e adornos, como colares.
Por fim, os povos das regiões de Savana (bioma presente em grande parte da África subsaariana) conheciam a metalurgia, fundindo metais para fabricar armas de caça e de guerra, além de artefatos de decoração.
2- Música e dança na África
A música e a dança fazem parte das culturas tribais africanas. Como têm um ritmo marcado por instrumentos de percussão, as danças africanas geralmente têm ritmo e compasso rápidos.
Tanto a música quanto a dança, muitas vezes, têm conotações religiosas.
Sendo assim, elas são usadas em cultos tradicionais, sendo elementos que atraem e agradam os orixás (ou os bons espíritos) e afastam os maus espíritos.
Além disso, ambas as artes são usadas nas tribos em comemorações e festivais.
Um exemplo de ritmo de origem africana é a capoeira, que é uma mistura de arte marcial e dança. Outros exemplos de ritmos são: batuque, lundu e coco.
Vale destacar que muitos ritmos musicais ocidentais tiveram como origem a música africana. Alguns exemplos disso são:
-
Samba, axé e maracatu no Brasil;
-
Reggae na Jamaica;
-
Jazz nos Estados Unidos.
3- Hábitos e costumes na África
No norte do continente, destacam-se os hábitos e costumes tradicionais islâmicos. Isso porque, nessa região, o islamismo é a religião predominante.
Dessa forma, é comum nas sociedades, principalmente a egípcia e a marroquina, o uso do véu para as mulheres muçulmanas. Existe também a instituição de um modelo patriarcal de família.
Por outro lado, os povos do sul contam com uma cultura mais vasta e diversificada. Em certos lugares, a religião dominante é a cristã. Mas existem outros lugares onde prevalece o modo de vida tribal.
4- Idiomas na cultura africana
Os idiomas dos países africanos foram ameaçados pelo processo de colonização. No entanto, a imposição dos idiomas dos colonizadores não conseguiu exterminar as línguas dos povos africanos.
Sendo assim, atualmente, existem mais de 2.000 idiomas diferentes. Além disso, alguns desses idiomas são resultado da troca linguística com árabes, europeus e orientais.
No entanto, o idioma mais falado no continente africano é o árabe, com 170 milhões de falantes. Por outro lado, o segundo idioma mais falado é o inglês, com 130 milhões de falantes.
Por fim, no terceiro lugar está o suaíli, idioma falado por 100 milhões de pessoas em países como Ruanda, Tanzânia e Quênia.
Cultura afro-brasileira
A cultura africana chegou ao Brasil por meio dos africanos que foram trazidos para serem escravos.
Desse modo, a cultura brasileira é o resultado da fusão entre a cultura africana e os vários elementos da cultura indígena e europeia.
1- Candomblé e Umbanda
O candomblé e a umbanda, são religiões que nasceram no Brasil. No entanto, elas tiveram como base elementos religiosos africanos.
Em resumo, o candomblé consiste no culto aos orixás da cultura iorubá. Já a umbanda é uma forma sincrética entre o candomblé, o catolicismo e o espiritismo kardecista.
2- Culinária
Em síntese, a culinária brasileira é cheia de pratos e ingredientes originários da cultura africana ou que foram criados por africanos no Brasil. Enfim, alguns exemplos são:
-
Acarajé;
-
Vatapá;
-
Abará;
-
Caruru.
3- Dança
Por fim, várias danças brasileiras foram trazidas por africanos ou surgiram com base em elementos culturais dessas pessoas que viviam no Brasil. Enfim, alguns exemplos disso são:
-
Capoeira;
-
Samba;
-
Axé;
-
Coco;
-
Maracatu.
Fontes: Culinária; Culinária no Mundo; Cidadania e Cultura; Afreaka; Cultura Afro-brasileira; Educação Geledés, Significados, Brasil Escola, IFG e, por fim, Portal da Cultura Afro-brasileira.
Bibliografia:
- PORFÍRIO, Francisco. “Cultura africana”; Brasil Escola .
- SANTOS, Camila Leopoldina Batista dos; PEREIRA, Elcimar Dias; SILVA, Adailton da. Cultura Africana e Afrobrasileira a partir da Capoeira Angola. Jataí: IFG, 2018.
- AFRO-BRASILEIRA, Portal da Cultura. A Cultura Africana. [20–].