A corrente elétrica pode ser classificada de duas formas, dependendo da direção dos elétrons dentro dos condutores. Ou seja, a corrente alternada (AC) é aquela em que as ondas transmitidas possuem intensidade e direção diferenciadas. Já a corrente contínua (DC) tem direção definida, além de não mudar em relação ao tempo.
A partir do uso da corrente alternada, é possível fornecer energia às casas, indústrias, e etc. Esse tipo de corrente é utilizado devido ao gasto de energia ser menor, se comparado à corrente contínua. Dessa maneira, a forma mais comum das correntes alternadas são as ondas senoidais.
Entretanto, a corrente alternada pode aparecer na forma de onda triangular ou onda quadrada. Com isso, se caracteriza como a forma mais eficiente de transmitir energia elétrica para locais que se encontram distante. Isso porque, para a transmissão desse tipo de corrente elétrica, é utilizado um aparelho denominado transformador.
Característica da corrente alternada
O conceito de corrente alternada surgiu com Nikola Tesla, inventor da área mecânica. Tesla utilizou a corrente alternada em uma linha de transmissão que ligava duas cidades de Nova York. Entretanto, Thomas Edison – um dos maiores inventores da história da humanidade – não acreditou nas ideias de Tesla.
Porém, após a instalação da linha de transmissão, Tesla constatou que o sistema que havia proposto foi um sucesso. Com isso, a forma de corrente elétrica desenvolvida por Tesla passou a ser a forma mais utilizada naquela época.
Atualmente, a corrente elétrica alternada é a mais utilizada também quando se fala em energia transmitida por longas distâncias. Ou seja, esse é o tipo de energia que abastece casas, empresas e comércios. Isso porque, quando ela é transmitida não há muita perda de energia durante o caminho.
No caso da corrente contínua, por exemplo, a perda de energia é muito grande. Isso se explica devido ao fato da variação da energia ser pequena durante o caminho percorrido. Ou seja, se a corrente elétrica possui grande voltagem, maior a capacidade de percorrer caminhos longos sem perder energia.
Como o tipo de corrente é definido?
Sabemos que existem dois tipos de correntes, a alterada e a contínua. No caso da corrente alternada o que ocorre é a movimentação dos elétrons numa frequência maior dentro dos chamados transformadores. Com isso, quando maior a variação dentro dos transformadores, maior a transmissão dessa energia.
Agora, se tratando da corrente contínua, os elétrons não se alternam. Ou seja, são transmitidos na mesma direção sem mudar o sentido. Neste caso, este tipo de corrente é frequente em baterias e pilhas. Assim, são próprios para o uso de circuitos internos, como no caso de lanternas e controles remotos.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Partícula e como a Fusão Nuclear é classificada.
Fontes: Brasil Escola, Escola Engenharia e Mundo Educação