Você sabe o que é bioluminescência? O fenômeno em si já é bastante raro, mas a união da luz de vagalumes com os cupins deixou a paisagem do Cerrado brasileiro única e surpreendentemente bela.
A bioluminescência é quase exclusiva dos ambientes marinhos, mas também pode acontecer com fungos, moluscos e principalmente em insetos, como os vagalumes em ambientes terrestres – que é o que tem acontecido no Cerrado brasileiro.
No Parque Nacional das Emas, a bioluminescência está ocorrendo por conta de uma espécie de vagalumes que deposita ovos em buracos de cupins. No caso citado, para emitir luz, não é necessário que o vagalume seja adulto, pois ainda em estado de larvas eles já emitem luz e brilham com diversos objetivos, entre eles: atrair insetos voadores de regiões próximas.
O que, de fato, é bioluminescência?
A bioluminescência é o fenômeno da emissão de luz por organismos vivos, acontecendo principalmente no meio aquático, como bactérias, fungos, algas, moluscos e peixes. A bioluminescência, portanto, se torna mais visível quando ocorre no período noturno ou em ambientes escuros.
Onde posso encontrar o fenômeno da bioluminescência no Brasil?
No Brasil, o raro e único fenômeno de luz acontece no Parque Nacional das Emas, localizado entre os municípios de Serranópolis (GO), Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO) e Costa Rica (MS). Nesse parque é possível assistir o fenômeno da bioluminescência depois que os cupinzeiros ficam cheios de pontos de luz, possibilitando um cenário mágico e de encher os olhos.
Qual melhor época para visitar o Parque Nacional das Emas (Goiás) e assistir a bioluminescência?
Parece óbvio mas cabe avisar: o fenômeno se torna melhor visível durante a noite. Quem pretende conhecer a bioluminescência brasileira deve se deslocar para o Parque Nacional das Emas (GO) principalmente nos meses de outubro e novembro (ou seja: agora!). Se quiser observar melhor o fenômeno brilhante, escolha uma fase em que a lua não esteja cheia, assim a baixa luminosidade do astro, possibilitará que os vagalumes do cerrado se destaquem na cena.
Os cupinzeiros também estão presentes em outras regiões do país. Mas, por questões ainda desconhecidas, o fenômeno da bioluminescência com vagalumes e cupins só acontece no Parque Nacional das Emas, em Goiás.
Foi encontrado na região de Faro-Para,esse raro vagalune(mais conhecido como cupim)esse tipo de larva pode causas algum problema?